a parabola eh legal

Oi lista da OBM....

Eu tentei resolver a seguinte questão , mas fiquei tive problemas com o
Calculo... se alguém poder me elucidar.... por favor....

Você tem uma rampa parábola, como aqueles half de skate..... O que eu quero
saber é : se você soltar uma bola na rampa, o tempo que ela demora pra
chegar na parte mais baixa da rampa (o vetice da parabola) é uma função da
posição que você soltou a bola ou não (considere que a bola é um corpo
qualquer sem considerar momento de inercia, atrito, bla,bla,bla...) ?
Se não for uma função  da posição, ótimo!!!!!!
Se for, alguém consegue calcular que tipo de curva (ao invés de uma
parábola) faria o tempo até o vertice não ser uma função da posição que você
soltou a bola..... ?????

A parte física da questão me parece fácil, mas eu me embolei com o calculo
mais avançado ....

Muito obrigado,