De: Eduardo Wagner <wagner@impa.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Terça-feira, 10 de Outubro de 2000 22:16
Assunto: Re: GP

----------
From: "josimat" <josimat@openlink.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Subject: Re: GP
Date: Sun, Oct 8, 2000, 18:24

Olá Wagner!
Tem razão, CBM=60 graus, e não CBN. Desculpem-me pela falha na digitação. Eis o enunciado corrigido:

Dado um triângulo ABC, com AB=AC. Tomam-se os pontos N e M pertencentes, respectivamente, aos lados AB e AC. Sendo a medida do ângulo BCN=30 graus, CBM=60 graus, NBM=20 graus. Determine a medida do ângulo BMN.

[]'s JOSIMAR

Oi Josimar: vejamos uma solução braçal do seu problema.

Seja P a interseção de BM com CN, e façamos BC = 2 para facilitar.  Temos então PB = 1 e PC = sqrt(3).
Sejam PM = x e PN = y.

y = tg20 e sqrt(3)/x = tg40. Multiplicando, obtemos y/x = tg20.tg30.tg40.

Acontece que tg20.tg30.tg40 = tg10, o que mostra que o ângulo BMN é igual a 10 graus.

Resolvido o problema, resta demonstrar a identidade acima. Isto demanda um certo trabalho
algébrico. Faça tg x = t e calcule tg(3x). Voce vai encontrar tg(3x) = t(3 - t^2)/(1 - t^2).

Em seguida, demonstre a identidade tg(30 - a). tg(3a) . tg(30 + a) = tg a. Fazendo a = 10 graus,
fica tudo resolvido.

Fico devendo uma solução mais elegante para seu problema.

Um abraço,
                        Wagner.