Re: Mas que vergonha...

Ola Pessoal,

Na resposta abaixo - do Prof Nicolau - e formulado um
argumento relativista ... Isto e uma conquista de nosso
seculo. No passado, quando a Fisica era essencialmente
Newtoniana, pensava-se que as interacoes se propagavam
instantaneamente.

A terceira lei de Newton afirma : sempre que um corpo, A,
exerce uma forca sobre um outro corpo, B, este reage,
exercendo em A uma forma de igual intensidade, mesma direcao
e sentido contrario.

Pensava-se que a reacao de B era instantaneamente sentida em
A. Hoje sabemos que um sinal qualquer se propaga com, no
maximo, a velocidade da luz. Assim, se D e a distancia entre
A e B, a reacao de B sera "sentida" em A em um intervalo de
tempo igual a, no minimo, D/c, onde c e a velocidade da luz.

Um outro fato que era pressuposto na Fisica Newtoniana era a
independencia do valor da massa em relacao a velocidade.
Einstein mostrou que a massa depende da velocidade. A
equacao e:

M = Mo / raiz_2(1 - (u^2)/(c^2))

onde Mo e a "massa de repouso", "u" a velocidade do corpo e
"c" a velocidade da luz. Isso significa que um corpo em
movimento, por ter a sua massa aumentada, oferece maior
resistencia a auteracoes em sua velocidade, isto e, ele tem
maior inercia.

Se podemos associar um aumento de massa com o aumento da
velocidade, qual a energia que se poderia associar a um
corpo em repouso ? E a famosa equacao de Einstein :

E = M*(c^2), M=massa de repouso, c=velocidade da luz.

As experiencias de Fermi - entre outras - com a fissao
nuclear, onde uma fabulosa quantidade de energia aparecia em
funcao do desaparecimento de uma pequena quantidade de
massa, obrigou os cientistas a considerarem mais a serio o
trabalho de Einstein ( a principio Einstein era tratado com
descaso pelos "Grandes" Cientistas da epoca. Einstein era
apenas um funcionario burocratico do Instituto de Patentes,
de Berna e os Caras da Epoca deviam achar que inteligencia
se mede por quantidade de titulos e de medalhas ).

Quem quiser estudar relatividade restrita deve saber que a
matematica que ela requer e elementar ( e a fisica tambem ),
de forma que esta bela teoria esta ao alcance de qualquer
bom estudante de oitava serie ou dos primeiros anos do curso
medio. Um bom - senao excelente - Livro ( onde eu estudei )
e:

Relatividade Restrita, de Resnick.

Um abraco a todos
Paulo Santa Rita