Re: Mas que vergonha...

On Thu, 21 Sep 2000, Jorge Peixoto  Morais wrote:

> Eu falei uma grande besteira na mensagem em que respondi o Villard... É que
> eu ainda estou na oitava e não estudei essas coisas. Eu comecei a pouco tempo
> a estudar física além da matéria da escola, e por isso ainda sabia muito
> pouco além da matéria da oitava... Então logo depois de perguntar se o fato
> era devido à deformação da bola de basquete eu vi no livro que se não
> houvesse deformação o corpo nem ricochetearia (o que, aliás, é lógico). Mas
> eu já havia escrito besteira. Mas que vergonha...

Não é vergonha nenhuma errar.

Quanto ao que ocorreria "se não houvesse deformação",
bem, ocorreria uma violação muito fundamental das leis da física:
qualquer objeto sólido deforma, uns mais, uns menos, mas todos deformam.
Considere  que quando a parte de baixo da bola bate no chão a parte de cima
ainda não "sabe" que deve parar de cair e só pode receber o recado
na melhor das hipóteses na velocidade da luz:
durante a mínima fração de segundo entre o sinal viajar
entre um lado da bola e o outro,
a parte de baixo da bola já parou de cair mas a de cima continua caindo
e a bola portanto se deforma.
Mas este argumento fundamental provavelmente subestima a deformação real
por várias ordens de grandeza. Lembre que um objeto sólido é uma nuvem
de núcleos atômicos e elétrons que se mantem juntos por forças eletromagnéticas
(e outras).

[]s, N.