N'umeros de Hamilton

Ola Luiz,
Tudo Legal ?

E a primeira vez que vejo uma mensagem sua em minha caixa de
correio. Voce deve ser novo na lista ... Bem-Vindo ! Prazer
em conhece-lo !

Eu me referi explicitamente a relacao entre V ( velocidade )
e X ( posicao ) porque :

1) Esta lista e acomopanhada por muitos alunos de nivel
medio e, neste nivel, a introducao a Fisica Quantica ( Por
Exemplo : Atomistica, de Feltre-Setsuo ) que e dada se
refere somente a esta duas grandezas

2) A maior parte da Fisica que e estudada pelo imensa
maioria dos alunos de graduacao em Matematica e Engenharia (
outro tipo de leitor desta lista )e  uma visao meramente
introdutória de Relatividade e Quantica.

Foi pensando nestes dois aspectos que eu citei
preferencialmente a aplicacao do principio das incertezas ao
binomio Velocidade X Posicao.

Eu fiz os cursos basicos de Fisica para um estudante de
Engenharia e, por interesse e curiosidade propria,
acompanhei cursos das Escolas de Fisica e Matematica. Os
livros em que alicercei meus CONHECIMENTOS BASICOS basicos
devem ser do conhecimento do Sr :

1) Curso de Fisica de Berkeley ( varios volumes, alguns em
ingles )
2) Introducao da Relatividade, de Resnick ( um volume )
3) Fisica Quantica, de Eilemberg ( Um volume, grosso )

A exposicao que ouvi da Teoria de Dirac usava, realmente, o
esquema de setas e era explicitamente referenciada pelo
professor como Diagrama das Setas. Parece-meque com isso ele
queria contrapor a exposicao de Feynman em que SE CONSIDERAM
AS VARIAS TRAJETORIAS POSSIVEIS ( aqui deve estar a origem
da palavra Historia ) e, a seguir, somam-se tudo, dando o
caminho mais provavel.

Inclusive, se nao me falha a memoria, foi assim que Feynman
expos sua Teoria a uma plateia que tinha, entre outros
Fisicos, o proprio Dirac, no MIT.

Eu fiquei interessado neste ponto que vista ( sobre o qual
sei pouco e que pretendo aprofundar ) de Feynman porque
achava intuitivo que o movimento fisico e individual de um
corpo que faz parte de um sistema deve ser participativo da
evolucao do sistema, objetivando o seu caminho mais
provavel, como na historia individual de um ser vivo que faz
parte de um eco-sistema.

Imagine que voce quer descrever a evolucao de uma Borboleta
( quon ). O movimento dela tem uma INDETERMINACAO INTRINSECA
( incerteza ) que nao nos pertuba, pois para os nossos
objetivos basta sabermos o LOCAL MAIS PROVAVEL ONDE ELA ESTA
( orbital ). Se, porem, voce quer descrever o movimento
fisico e individual dela, o seu caminhar indeterminado e um
problema e, muito provavelmente, voce vai buscar VARIAVEIS
OCULTAS que tornem determinado o que, por natureza, e
indeterminado. Mesmo que sua descricao de evolucao nao
acerte o destino de uma borboleta individual, a da maioria
voce vai acertar, ALEM DE PRESERVAR A INDIVIDUALIDADE que
elas, como seres vivos, merecem ter.

Isso e meramente uma ideia, sem maiores pretensoes, mas foi
o que me estimulou a estudar a formulacao de Feynmam. Eu
acho isso tudo muito interessante, mas e claro que tudo pode
nao passar de uma ideia maluca que vez ou outra nos visita :
e dificil voce estudar passivamente sem refletir sobre o que
esta aprendendo !

Voce ja leu "O Fim das Certezas", de Ylia Prigogine ? E um
respeitavel Prof, detentor de um Premio Nobel. O que voce
acha das ideias dele ?

Sobre Fisicos que Contribuem para a Matematica, concordo em
genero, numero e grau contigo ... Dentre as centenas de
Fisicos que a Humanidade ja teve e tem, alguns poucos
contribuiram para o Progresso da Matematica. A Maioria usa
aquilo que os Matematicos ja criaram.

Os exemplos que o Sr cita sao respeitaveis. O Calculo que
Newton criou, em parte para abordar os problemas derivados
de sua teoria gravitacional ( Para efeitos gravitacionais,
uma distribuicao esfero-simetrica de massa se comporta como
se toda a sua massa estivesse concentrada no centro
geometrico da esfera ) e a funcao delta de Dirac ( impulso
);

D(x) = 0, se x e diferende de zero
D(x) = infinito, se x = o
integral de D(x) de -inf a +inf = 1

Muito bem explicada e tornada manipulavel pela Teoria das
Distribuicoes de um grande Matematico Frances ( E Laurent
alguma
coisa ).

Em verdade, Matematica e Fisica deveriam ser uma unica
ciencia, dado as profundas ligacoes que elas guardam. Eu
posso estar errado, mas acho que muitas belas e importantes
conquistas matematicas nao seriam possiveis sem os problemas
suscitados pelo mundo fisico ...

Bom, o Sr deve ser um Prof de Fisica ou Estudante Avancado e
eu agradeco e estou aberto a qualquer ensinamento que o Sr
desejar me transmitir.

Bom, aqui e uma lista de discussao de problemas de
matematica ( preferencialmente de nivel medio ) e o nosso
moderador autorizou discutirmos tambem problemas de Fisica.
Vamos discutir um ?

O Problema abaixo, com algumas modificacoes que fiz, foi
proposto como um desafio em outra lista de discussao. Ele e
simples, mas eu encontrei uma "solucao lunar" interessante
... ( na resposta voce vai entender porque digo "solucao
lunar" ) que gostaria de discuti-lo e generaliza-lo contigo.

Depois que voce apresentar sua solucao ( tenho certeza que
voce vai acha-lo simples ) eu apresento a minha. Ta legal ?

PROBLEMA : Uma esfera pontual de massa M e abandonada do
repouso de uma altura H do solo. Ela cai sobre um plano
inclinado. Seja :

1) Teta = T, a inclinacao do plano em relacao ao solo

2) L, a distancia entre o ponto, ponto "A", onde ocorre o
primeiro choque ( entre a esfera e o plano ) e o ponto,
ponto "B", onde o plano toca o solo ( L e medida ao longo do
plano )

Que relacao deve existir entre os elementos dados ( M, H,
T=teta, ) para que a esfera sempre toque o ponto "B" ?

Um Grande Abraco pra Voce
Paulo Santa Rita
2,1102,18092000

n Fri, 15 Sep 2000 21:01:15 -0300