Re: N'umeros de Hamilton

Ola Prof Jose Paulo,

Muito Obrigado por suas observacoes ... As suas observacoes,
como tudo que promana do Sr, sao sempre bem-vindas,
consideraveis e instrutivas !

Mesmo antes de "entender" o Teorema de Godel, eu o admirava
... Sentia - como sinto - que estava diante de algo especial
... E ele me parecia especial porque tornou altamente
improvavel um "preceito de fe" que era esposado pela IMENSA
MAIORIA dos outros matematicos. Isso nao e "pouca coisa" em
nenhum sentido, dado que nesta IMENSA MAIORIA que acreditava
na possibilidade delineada por Russel e Hilbert estavam, sem
duvida, inumeras pessoas inteligentes, diligentes e de mente
aberta ...

Imagino que de muitos poucos homens na humanidade se pode
falar algo igual. E como Einstein fez, ao mostrar,
contrariamente ao que a IMENSA MAIORIA pensava, que espaco e
tempo sao conceitos relativos e nao absolutos.

Sera que todas as implicacoes deste Teorema ja foram
exploradas e suas possibilidades exauridas, a ponto de
podermos coloca-lo ao lado de outros grandes temas ja
devidamente "degustados" ? Sera ?

Sera que a nossa necessidade de fundamentar aquilo que
aprendemos nunca mais sera objeto de nosso interesse ? E
dificil acreditar nisso ! Mais dia, menos dia precisaremos
alicercar os conhecimentos adquiridos e, quando chegar tal
momento, como Proceder ? Sera que sempre que encontrarmos
uma proposicao indecidivel vamos coloca-la como mais um
teorema no nosso conjunto de axiomas ou iremos procurar um
outro conjunto de axiomas no qual ela seja decidivel ?
Qualquer dessas solucoes nao parece ser agradavel ...

E como dizia o proprio Hilbert : ou nos encontramos a
verdade e a certeza na matematica ou nao a encontraremos em
lugar algum !

Neste sentido o Teorema de Godel e especial e, salvo melhor
juizo, eu nunca li que algum outro resultado tenha provocado
tal celeuma e tantas controversias.

Me parece que, qualquer que seja o futuro que nos espera,
ele so se bem desenhado passando por este Teorema.

Um abraco
Paulo Santa Rita
2,1202,18092000

On Fri, 15 Sep 2000 22:50:31 -0300