Re: Prob de triangs antiga...

On Sat, 2 Sep 2000, Alexandre Tessarollo wrote:

> O enunciado da questão não sei EXATAMENTE qual era, mas a resolução
> abaixo refere-se à "Qual a probabilidade de, escolhidos três pontos
> quaisquer do plano (distintos e não-colineares), o triângulo formado por
> esses pontos ser acutângulo?" A solução me pareceu clara para o problema
> em questão. Qual parte da resolução não está clara?

Não é a resolução que é problemática, mas antes de mais nada a *pergunta*.
A pergunta conforme você formulou acima não faz sentido pois não existe
uma distribuição de probabilidade natural implícita.
É tão sem sentido quanto perguntar qual a probabilidade de que o número
de algarismos de um inteiro tomado ao acaso seja par
(acho que você pode encontrar argumentos vagamente convincentes
para várias respostas entre 1/10 e 9/10).
Veja toda a discussão anterior no arquivo, svp, em
ou meu artigo na 1a Eureka
também disponível na minha home page em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/papers/bom.ps.gz.

[]s, N.