seriedade

Não Entendo. A questão proposta por mim a lista, com uma saída logo a seguir, tinha como objetivo ser apreciada pelos amigos da lista. Quando eu vou olhar as novidades da lista, um colega vem falar que a fórmula de Bhaskara não é de Bhaskara. Todos sabem que muitos resultados da matemática não pertencem a uma só pessoa ou mesmo a personalidade citada.Pitágoras não pertence a Pitágoras, Cardano não pertence a Cardano ... . Se no passado os livros apresentavam a Fórmula Resolutiva da Equação do 2º Grau sem fazer referências a Bhaskara, essa não é a minha preocupação principal.Só sei que muitos livros de 1º e 2º graus já a um bom tempo se referem a fórmula resolutiva como fórmula de Bhaskara ( nada é por acaso-não vejo maluquice). Gostaria de ver na lista mais humildade e seriedade nas colocações. Estamos aqui para aprender. Sinto em algumas colocações um clima de sarcasmo. Tomara que esteja enganado. Devemos crescer em todos os sentidos.Tudo de bom !!!!!!!

Questão proposta:

1.Sejam a e b inteiros positivos. Se a^2 + b^2 é divisível por ab, mostre que a=b.

    Comentários:
    Se a^2 + b^2 é divisível por ab então, deve existir m inteiro tal que a^2 + b^2 = m.ab.
    Veja: Equação do 2º grau na variável (a).
    a^2 - mb.a + b^2 = 0
    Usando a fórmula de Bhaskara, encontra-se:
    a = { mb + - b.[raiz quadrada de (m^2 - 4)] } / 2  ( i )
    Imediato:
    m^2 - 4 tem que ser quadrado perfeito implica m^2 - 4 = x^2  implica (m+x).(m-x)=4.
    Vendo todas as possibilidades em inteiros para a última equação,encontra-se:
    m=2 e x=0  implicando em ( i ) que a = b .
    Acredito que está OK.
    Aguardo apreciação.

Agora: veja apreciação (1): (nenhuma referência ao todo)

Oi Gente,
> sem querer ser chato (mas já sendo...), em uma RPM (num. 36, 37 ou 38, não
> sei bem...) é discutido de quem é a fórmula citada acima como de Bhaskara.
> Ao que me parece, essa fórmula não foi desenvolvida por Bhaskara, mas
> assim se tornou conhecida pelo forte uso que ele deu a ela.
>
> História da Matemática!!
>
> []'s e saudações (Tricolores claro! agora no grupo Azul...)
> Alexandre Vellasquez

Veja comentário seguinte:

Total apoio. Essa maluquice de fórmula de Báscara é invenção tipicamente
brasileira e recente.
No meu tempo nenhum livro falava nessa bobagem. Era fórmula das raízes
da equação do segundo grau e pronto.
Morgado