Re: seriedade

> Filho wrote:
>
> N?o Entendo. A quest?o proposta por mim a lista, com uma sa?da logo a
> seguir, tinha como objetivo ser apreciada pelos amigos da lista.
> Quando eu vou olhar as novidades da lista, um colega vem falar que a
> f?rmula de Bhaskara n?o ? de Bhaskara. Todos sabem que muitos
> resultados da matem?tica n?o pertencem a uma s? pessoa ou mesmo a
> personalidade citada.Pit?goras n?o pertence a Pit?goras, Cardano n?o
> pertence a Cardano ... . Se no passado os livros apresentavam a
> F?rmula Resolutiva da Equa??o do 2? Grau sem fazer refer?ncias a
> [...]

Você está enganado!
Não há sarcasmo algum. O problema é que algum desses maravilhosos (aqui
sim, há sarcasmo) autores de livros didáticos dos dias de hoje leu em
algum lugar que Báscara, em 1160, no Bijaganitâ, resolvia equações do
segundo grau por essa fórmula e resolveu batizá-la de Fórmula de
Báscara. Na realidade a fórmula já era conhecida mais de 1000 anos
antes. Como nada se cria e tudo se copia, hoje em quase todos os livros
de matemática para primeiro e segundo graus, e somente nesses, a fórmula
é chamada de fórmula de Báscara.  O comentário do Alexandre procurava
corrigir um erro, comum porém erro, e contou com o meu entusiástico
apoio.
Morgado