Re: Numero Transcendente

Ola Iolanda,

Prazer em conhece-la ! Voce deve ser nova na Lista, nao ? Se
for, seja Bem-Vinda ! Pergunto isso porque nao me lembro de
nenhuma mensagem sua anterior.

Eu nao estou podendo - por circuntancias alheias a minha
vontade - participar da lista como gostaria, de forma que
nao conheco a discussao a qual voce se refere ...
Independente disso posso lhe garantir que a sua observacao e
pertinente, isto e :

Rz_2(2)^Rz_2(2) E IRRACIONAL.  [ Rz_2(2)=raiz quadrada de 2
]

A maneira mais simples de se ver isso ( pelo que sei ) e
conforme voce assinala, vale dizer, invocando o Teorema de
Gelfond.

Teorema de Gelfond : "A^B" e trancedente se

1) A e algebrico, diferente de zero e um
2) B e irracional

No seu caso, A=B=Rz_2(2) satisfazem as condicoes do Teorema
de Gelfond e, portanto, A^B e transcendente e, portanto,
irracional.

Voce deve ter percebido que se definirmos:

T(1)=Rz_2(2)
T(N+1)= Rz_2(2)^T(N), N > 0

entao T(N) e transcendente - e portanto irracional - para
todo N, N > 1. Se nao percebeu, note que:

T(3)=Rz_2(2)^T(2). Fazendo A=Rz_2(2) e B=T(2) recaimos no
Teorema de Gelfond e concluimos que T(3) e transcendente e,
portanto, irracional. Reiterando este raciocinio para
N=4,5,... voce percebera o que falei.

Duas outras observacoes simples que voce pode fazer sao:

1) T(N+1) > T(N), para qualquer N
2) T(N) < 2, para qualquer N

Estes duas observacoes nos mostram que a sequencia definida
acima e formada so por numeros transcendentes [ a excecao de
T(1)=Rz_2(2) ], estritamente crescente e limitada
superiormente, logo ... E CONVERGENTE ! No meio de tantos
2´s, voce saberia me provar para onde ela converge ?

Bom, finalizando, devo dizer que eu conheco muito pouco
sobre numeros trancendentes. Alem do Teorema acima ( de
Gelfond ), conheco os Teoremas de Liouville, de Hermite e de
Borel ( Voce conhece estes Teoremas ? ) e as implicacoes
elementares que se faz com as equacoes de Euler, com as
series de potencias e os fatos sobre "pi" e "e".

Voce me tratou com uma cerimonia tal que me imaginei como um
vetusto e inacessivel Catedratico ... sou simplesmente um
estudante universitario, com um "montao" de duvidas e ideias
na cabeca.

Um abraco
Paulo Santa Rita
6,0952,30062000