Re: Questão

On Thu, 22 Jun 2000, Ecass Dodebel wrote:

> Já que ninguém respondeu à minha mensagem, respondo eu. Eu achei a resposta
> para essa questão em termos dos números de Fibonacci. Será que eu fiz de
> modo certo? E eles aceitam a resposta nesses termos?
>
> Eu tentei achar o número de funções de F[n] e chamei I[n] o conjunto das
> funções em F[n] onde f(1)=1. Daí tentei calcular
>
> 1 - #I[n]/#F[n]
>
> Para #F[n] encontrei o n-ésimo número de Fibonacci, e para #I[n] encontrei o
> (n-2)-ésimo número de Fibonacci ( considerei o -2 e o -1 ésimos números de
> Fibonacci como 1 e 0, isso segundo a recursão ).

> [...]

Na verdade, eu achei o problema muito legal, pensei nele e cheguei
ao mesmo resultado. Não cheguei a escrever para a lista por pregiça
de escrever a demonstração (que você também não escreveu).

Minha única observação é que eu prefiro indexar Fibonacci por
a_0 = 0, a_1 = 1, a_2 = 1, a_3 = 2, a_4 = 3,...
Com isso temos as seguintes propriedades, que o leitor incansável
poderá tentar demonstrar:

a_{-n} = (-1)^(n+1) a_n
m | n => a_m | a_n (onde m | n significa m é divisor de n)
a_(mdc(m,n)) = mdc(a_m,a_n)
a_(2n) = a_n(a_(n+1) + a_(n-1))
a_(2n+1) = a_n^2 + a_(n+1)^2

e, se

    [0   1]
A = [     ]
    [1   1]

então

       [a_(n-1)  a_n    ]
       [a_n      a_(n+1)]

A sua indexação de Fib, entretanto, também é usada por muita gente.
O Morgado e eu uma vez discordamos sobre qual a indexação mais usual
e fizemos uma rápida pesquisa de verificar em vários livros;
deu aproximadamente empate.

[]s, N.