RE: RE: divisibilidadeXfatorial

Olá Mira,

2*5 = 10. Vc pode procurar quantas vezes o número 5 é fator primo d e um dos multiplicandos do fatorial. O cinco aparece 21 vezes se eu sei c ontar certo, o 2 muitíssimas mais vezes, portanto 100! é divisível por 10^21. E esta idéia está certa??

Abraço,

Benjamin Hinrichs

É, depois de ver a resposta dada pelo Saldanha notei que eu havia me esquecido de que 25 = 5*5 e que 75 = 5*5*5, daí que eu respondi que era divisível por 10^21 (o que não deixa de estar incorreto, mas não completo) e não 10^24.
No mais, um jeito mágico para se verificar a divisibilidade por 10^11, não saberia dizer. Eu contaria uns 11 zeros no final e diria que sim.

Abraço,

Benjamin Hinrichs
]