Re: Problema da OBM

Marcelo, observe que fiz:

Suponhamos os números das casas sejam consecutivos da primeira a décima
sétima. Então, considerando que n+1 seja o número da primeira casa, então
temos uma sequência:

A = n+1,n+2,n+3,..., n+17.

tendo a média aritmética dos números das casas antes de queimar uma casa,
temos:

(n+1+ n+2 + ... + n+17)/17    => (17n + 153)/17

Como queimou uma casa, então perdeu-se um número. Então suponhamos que o
número seja n + j. Para todo j pertencente ao conjunto {1,2, ... , 17}

tendo a média aritmética depois:

(n+1+n+2+...+ n+17 - (n+j))/16

Então:

Pela diferença temos:

17j = 153 + 68

17j = 221
j = 13

Então, concluímos que a casa queimada no incêndio é a de número 13.

talvez possa estar errado, caso esteja poste sua solução.

Marcos Eike