Re: Re: Probleminhas....

>O 1 problema ainda nao consegui fazer, tentei por um jeito mas deu muito
>trabalhoso mesmo, mas o problema 2 , ai vai a solucao , alguem me corrija
se
>eu tiver errado
>
>a) todos os pequenos cubos de cores distintas
>    Se todos sao distintos, e sao 64 cubos, eles podem permutar de lugar,
>como eles sao diferentes 64!
>
>b) 16 cubos verdes, 16 cubos amarelos, 16 cubos vermelhos e 16 cubos
>brancos.
>    Dai entra as permutacoes com repeticao, tipo aquele caso classico dos
> [...]

Amigos,
eu vejo o seguinte problema no item (b).
Concordo com a resposta do marcelo, porém após tudo que ele fez ainda
temos 6 faces para poder escolher uma para base.
Assim, se fixarmos uma base (são seis possibilidades) ainda teremos 4
possiveis rotações (Quando fixamos a base, o topo tambem fica fixo, a
menos por rotações. Assim sobram os outros 4 lados para girar pra frente).
E então identifico arranjos repetidos. Dessa forma acho que a resposta do
marcelo para o item (b) deve ser dividida por 6(da escolha da base) e por 4
(as quatro faces restantes).
Será que eu vi coisa demais? Ou será que no meio de tantos giros eu me
perdi?

[]'s e...
Saudações Tricolores!
Alexandre Vellasquez