Circularidade Inercial

Dialogos

Sobre a circularidade inercial e outros temas

Na Italia, em Arcetri

Galileu - A descoberta de que um corpo, alem do seu "estado natural" em
repouso, como dizia Aristoteles, tambem pode se manter em movimento uniforme
em linha reta sem a necessidade de qualquer forca para manter tal movimento,
foi fundamental ...

Galileu - Foi so depois que eu vim perceber que esta propriedade universal
dos corpos depende do estado de movimento do referencial no qual esta o
observador. Eis a razao de eu ter dito que "as leis da mecanica sao validas
em referenciais inerciais uns em relacao aos outros".

Nicolau - Entao esta propriedade universal dos corpos depende do estado de
movimento do referencial no qual esta o observador, certo ?  E o que e um
referencial inercial, vale dizer, qual o estado de movimento de que deve
estar animado o referencial do observador para que se verifique com os
corpos a lei da inercia ?

Galileu - Ora, um referencial inercial e aquele que esta em repouso ou em
movimento uniforme em linha reta ...

Nicolau - E como, estando no referencial, voce pode ter certeza de que ele e
inercial ? Pois se voce disser que sabe porque verifica que os corpos sob
observacao estao obedecendo a lei da inercia, voce estara subordinando o
estado de movimento do local do observador a uma lei particular, o que e
absurdo ! Por outro lado, se voce afirmar que um segundo referencial
verifica o estado de movimento do nosso referencial inicial, isto implica
uma regressao ao infinito, outro absurdo. O que voce tem a dizer sobre tudo
isso ?

Galileu - Eu admito que ha uma certo "ar de circularidade" na lei inercial.
Mas as coisas tem funcionado bem assim. Eu conheco um jovem ingles, um tal
de Isaax Newton, que tem estudado detidamente estas coisas. Voce nao
gostaria de conversar com ele ?

Nicolau - Ok, Prof  ! Eu agradeco suas explicacoes e prometo que vou
procurar este Prof Ingles. Esse tal de Isaac Newton.

Em Cambridge, na royal societe

Nicolau - Saudacoes, Grande Mestre ! O Senhor estaria disposto a discutir
sobre a lei da inercia, descoberta pelo Prof Galileu ?

Isaac Newton - Claramente que sim. Desde ja lhe adianto que consegui
esclarecer alguns aspectos desta lei que nao foram percebidos pelo Prof
Galileu ...

Isaac Newton - A lei da inercia de Galileu serve para definir forca ... Se o
estado natural de um corpo e em repouso ou em movimento uniforme em linha
reta, qualquer alteracao neste estado que verificarmos deve ser atribuido a
alguma influencia externa. Esta influencia externa chamo de Forca.

Isaac Newton - Galileu nao esclarece como, quantitativamente falando, a
forca esta implicada com o corpo. Eu ja fiz diversas experiencias e consegui
elucidar esta questao... Verifiquei que a forca e diretamente proporcional a
aceleracao. A constante de proporcionalidade e a quantidade de materia que
ha no corpo. Esta quantidade de materia chamo de massa do corpo ... Dai se
deriva que a massa e uma medida da resistencia com que um corpo se opoe a
alteracoes em seu estado de movimento ...

Isaac Newton - Penso que assim todas as implicacoes diretas da lei inercial
estao esclarecidas. Acrescente-se a esta "lei inercial esclarecida" um
principio experimental de acao e reacao e voce tera todas as condicoes
basicas para interpretar os fenomenos mecanicos. E isto que voce quer saber
?

Nicolau - Nao, Prof. Eu percebo que o Sr caminhou no sentido de tirar todas
as implicacoes possiveis das descobertas de Galileu. Reconheco que o Sr fez
novas e belas descobertas ... mas, o Sr nao percebe uma certa circularidade
na lei inercial, no fato de que os proprios referencias nos quais esta o
observador devam estar submetidos a esta mesma lei ?

Isaac Newton - Ah ! Entendo. Nao se preocupe com estas coisas. Voce pensa
assim porque esta tomando os casos particulares de referenciais ... O espaco
absoluto, real e matematico, sempre igual a si mesmo e que nao mantem
nenhuma relacao com qualquer objeto exterior e o verdadeiro referencial
absoluto de onde poderemos conhecer os verdadeiros valores das grandezas.
Essa e minha opiniao, ao menos ... de qualquer forma, eu recomendo que voce
procure um meu amigo, o Prof  Einstein. Ele  um trabalho intitulado "Sobre a
eletrodinamica dos corpos em movimento" no qual aborda de forma mais detida
os conceitos de espaco e tempo

Em Princeton, no Instituto de Estudos Avancados

Nicolau - Ola Prof Einstein. Ha poucos dias que estive com o Prof Newton.
Ele me disse que o Sr publicou um trabalho no qual esclare mais detidamente
os aspectos ligados ao espaco e ao tempo. Independente disso, o Sr nao acha
que a lei inercial de Galileu detem uma certa circularidade ?

Albert Einstein - Acho ate mais que isso ... Atraves de "experiencias de
pensamento" mostrei que, assim como a lei inercial, um referencial acelerado
e equilalente, em seus efeitos, a um campo gravitacional uniforme. Eu chamo
a isto de "Principio da Equilavencia" e ele me permitiu compreender, porque
as massas inercial e gravitacional de um corpo sao iguais. Na mecanica
classica isso e um mero acidente. Na minha teoria esta coincidencia se torna
uma necessidade. Entendo, pois, esta circularidade que voce esta falando,
como uma equivalencia mais ampla entre os estados possiveis de movimento dos
referenciais e leis basicas da fisica.

Nicolau - Entao posso dizer que um meu estado de movimento produz as
chamadas leis fisicas ?

Albert Einstein - Calma ! Nao e tanto assim ... Ai voce foi longe demais !
Acredito num mundo fisico real e objetivo, independente do observardor e que
se comporta de forma absolutamente matematica.

Nicolau - Mas Prof, pelo seu "Principio de equivalencia", nos podemos
substituir o campo gravitacional, algo real e objetivo, conforme o Sr fala,
por um particular estado de movimento do observador. Nao seria isso uma
forma de abolir as leis fisicas e comecarmos a pensar que tudo deriva da
consciencia ? Inclusive, conforme ja observou o prof Capra, este meu ponto
de vista converge com a tradicao oriental segundo a qual o mundo e uma mera
ilusao (O Veu de Maya), sendo a mente o substrato de tudo e que esta em tudo

Albert Einstein - Ninguem pensa tao parecido com voce quanto os chamados
fisicos quanticos. Neste ramo da fisica tudo que voce esta dizendo ecoa
muito mais profundamente ... Por que voce nao procura o Penrose e o
Prigogine para trocar umas ideias ? Segundo me parece, as suas ideias sao
como o ponto de convergencia destas duas correntes de Pensamento ....

Um forte Abraco
a todos os amigos da lista

Paulo Santa Rita
3,1504,051099