Falta de Costume

Pessoal da lista,

        Nao costumo me corresponder a lista com frequencia. Se nao me engano, ja prometi mudar este habito. Espero desta vez faze-lo. Gostaria de comecar contribuindo com a questao 0^0=1. Bem, ja percebemos atraves de varias questoes enviadas a lista que tratam-se de convencoes humanas. Sendo assim, acho que para que tais questoes fossem solucionadas, uma decisao deveria ser tomada por um congresso realizado por matematicos importantes do mundo. Porem, a liberdade de utilizar cada convencao nos garante maiores possibilidades de novas descobertas, desenvolvimentos, e linhas de raciocinio. Os poucos casos em que isso nao se aplicaria seriam aqueles em que uma convencao possui muito mais vantagens que outra. Talvez, nem desta forma.
        Quanto ao 0^0, basta lembrarmo-nos que trata-se de divisao por zero, jah que

* x^m / x^n = x^(m-n), e portanto...

* 0^m / 0^m = 0^0. Considerando que

* x / x = 1, podemos dizer que

* 0^0 = 1. porem sabemos que

* 0^m = 0. portanto...

* 0^0 = 0 / 0

        Dai, fica a duvida... poderiamos convencionar uma divisao por zero igual a 1. ou pelo menos akela em que o dividendo tambem eh igual a 0? alguns convencionam a divisao por zero igual a infinito, da qual sou a favor... e aih? qual eh a opiniao d vcs?

Um abraco,

Thadeu Lima de Souza Cascardo
TLSC
UIN 13026218
E-mail thadeu@muriae.com.br

PS: desculpem a falta d acentuacao, e a utilizacao d fonemas no lugar d letras em varios casos...