Re: cara, vcs são todos legais

> [...]
>Date: Tue, 14 Sep 1999 21:54:34 -0300
>
>Pessoal,
>
>ultimamente minha vida tem sido um transtorno geral. Minha lógica
>matemática está se perdendo aos poucos e cada vez me torno mais
>viciado
>em química. Não posso afirmar com certeza qual foi o problema que
>houve
>na minha cabeça, acho que são as paixões de adoloscência associado
>com
>outros fatos como cdrom pifado e linha telefônica inoperante.
>De qualquer modo, abandono, com esta carta, a lista de discussão,

Caro Benjamim, é lamentável esta sua decisão e rogo que voce pondere-a com
mais vagar, tanto para o seu próprio bem como  para nós outros aqui da
lista, dado que suas incurssões nela ( na lista ) serem foram proveitosas e
ilustrativas.
Eu mesmo venho enfrentando um problema semelhante e faz quase um mês que não
recebo nada em minha caixa de correio e nem sei se os e-mail que tenho
enviado estão chegando regularmente. Estou, neste sentido, ansioso para ver
estes problemas resolvidos para poder novamente participar.
Por sorte chegaram-me dois e-mail legiveis: um do Prof Jose Paulo e outro,
este seu, com esta notícia tão triste ...
A Química é meramente uma filha da Matemática. Conforme voce deve saber,
esta ciência pode hoje ser totalmente mapeada e parafraseada pela física
quãntica que, por sua vêz, é apenas um local de inspiração e aplicações para
nós, os matemáticos. Assim, voce esta abandonando a matriz por uma de sua
filiais...

na
>qual, membro por mais ou menos um ano, ampliei meus conhecimentos e
>fui
>testado logicamente muitas vezes.
>Manterei contato com alguns membros que aos poucos foram se tornando
>meus amigos. Caso algo mais importante apareça por aí, eu mando pelo
>meu
>sócio Fábio Dias um emailzinho pra vcs.
>Foi bom estar em contato com vcs, mesmo que algumas vezes falaram
>asneiras e fugiram da matemática enquanto o listmaster estava fora,
>lutando pela imagem do país.

Pode ter certeza que a lista é um local excelente para o cultivo da
autentica matematica. Aqui, titulos e demais preconceitos da sociedade
capitalista tem muito pouco valor. O que vale é o raciocinio e as
descobertas que podemos fazer e com alegria mostrar a nossos pares. Pouco
importa se voce é Ph"D" pela Universidade de Gottingem ou diplomado em trico
e croche ( aliás, um fato digno de nota é que vendo minha mãe trabalhar com
trico e croche descobri que são operações  equivalentes ! Vou enviar um
e-mail neste sentido. ).

>Deixando de trovar, agradeço a todos pelo bom tempo que tive lendo os
>emails de vcs e deixo minha última pergunta:
>que sentido faz o ângulo interno entre duas extremidades e o centro
>de
>um tetraedro regular ser 109°28' (como no metano, CH4, onde dois
>hidrogênios fazem um ângulo de 109° em C)? Por que este valor e como
>pode ser calculado?

Calcular o angulo é elementar e voce pode fazer isso de diversas maneiras.
Por trigonometria, por exemplo. Voce, todavia, que saber "o sentido" e isto
é muito interessante ...
Voce deve ter ouvido falar sobre o fechamento dos auveólos que tanto as
abelhas como os marimbondos fazem. È um angulo único e invariável cujo valor
não me ocorre agora. O que é importante é que estes "números mágicos" que
aparecem, em geral, possuem por razão maximizar ou minimizar alguma coisa.
No caso das abelhas, o angulo torna o volume da piramide hexagonal máximo !
Os planetas descrevem linhas geodesicas ao longo da curvatura que o sol
provoca no espaço-tempo. Por que ? Porque assim existe o consumo mínimo de
energia !
Na molecula de metano isso ocorre porque é o valor que da maxima
estabilidade a configuração !
Assim, busque uma interpretação construtiva para o tetraedro e voce
descobrirá o sentido deste número.

>Vou ver se alguém responde esta.

A sua pergunta é talvez mais profunda do voce suspeita ... O mundo físico
não tem semantica ... as coisas ocorrem e nós não sabemos o Por que ocorrem
... Nos sabemos "como" algumas ocorrem ... não existe enehuma teoria fisica
ou matematica consistente que de sentido aos fatos que observamos. Neste
sentido estamos perdidos sem sabermos para onde vamos ou nossos referenciais
são muito limitados ... Por que voce não nos ajuda a romper esta inércia e
sonolencia ?

Dizer o sentido dos fatos fisicos e dar uma interpretação teleologica (
finalista ) dos fenômenos...

O Godel encontrou um conjunto de soluções das equações de Einstein em que:

1) Os planetas tem rotação ( nas soluções anteriores eles não tinham )
2) Em certas regioes existe a quebra da causalidade, isto é, ocorrem os
fatos e a causa esta no futuro e não no passado, como "supomos" que é
natural

Bom. Vamos imaginar. Se a causa esta no futuro ela é final. Posso dizer: o
sentido deste fato é porque ele vai contribuir para que aquilo lá no futuro
ocorra.... !!!!!! O SENTIDO DO FATO !!!!! Para se dar sentido ao fato é
necessário pressupor a quebra do principio da causalidade ? O que voce acha,
caro benjamim ?

>Um abraço,

Um grande abraço para voce também e aguardo a sua resposta ! Senão te
responder é que, em virtude dos problemas que passo no meu sistemas, não
recebi teu e-mail !

>Benjamin Hinrichs
><< hinsoft.vcf >>

Paulo Santa Rita