Re: Questaozinha

On Mon, 13 Sep 1999, Electrosis wrote:

> [...]
> possibilidades em que a soma de x e y resulta em um número par.
>
> por ex:
> ao meu ver a resposta (1,9) é inválida.
>
> pedro sabe x*y = 9
> João sabe x+y = 10
>
> Pedro não sabe quais são os números pela possibilidade de 1*9 e 3*3
>
> mas João não poderia saber disso pois ele sabe que x+y = 10
> e pela conjectura de Goldberg temos que todo par pode ser escrito pela
> soma de dois primos. No caso ( 7, 3),  portanto pelo que João sabe Pedro
> pode muito bem ter sido fornecido o produto 21 e portanto sabe quais são

Não, ele não saberia: os números poderiam ser 1 e 21 (além de 3 e 7).

> No caso do problema que recebí  x , y > 1 e x + y < 100 , portanto
> não haveriam dúvidas na parte de pedro quando à x e y no caso de x*y=21
> Minha pergunta é, se existe alguma solução com x , y diferente de 1 e
> ???

Bem, na sua versão do problema a solução 1 e 21 está excluida por hipótese
mas não era este o problema que eu estava discutindo.

Todas as soluções do problema conforme eu interpretei são da forma (1,N).
Depois eu explico porque.

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau