Re: Integral

On Wed, 8 Sep 1999, marcelo wrote:

>     Depois de pensar muito, de riscar muito papel, alguém aí pode me dar
> a solução da integral de raiz quadrada de sen x

O maple diz:

> int(sqrt(sin(t)),t);

(cos(t)^2 )^1/2 csgn(cos(t)) (2 sin(t) + 2)^1/2
(-sin(t))^1/2 (-2 sin(t) + 2)^1/2

                                1/2   1/2    /        1/2        2
    EllipticE(1/2 (2 sin(t) + 2)   , 2   )  /  (sin(t)    (sin(t)  - 1))
                                           /

Não sei se a resposta ficou legível, mas o importante é que aparece
na resposta uma função elítica: acho que a moral é que é impossível
resolver esta integral com funções elementares. Bem, quanto a  esta
específica não tenho  muita  certeza mas isto é verdade para outras
integrais parecidas.

[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau