Re: OBM e Problema

-----Mensagem original-----
De: Eduardo Casagrande Stabel <duda@hotnet.net>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Domingo, 14 de Novembro de 1999 14:44
Assunto: OBM e Problema

>Caros amigos da lista,
>
>a olimpiada de matematica tem um grande defeito: os participantes tem que
>esperar meses pelos resultados de suas provas. Esse periodo de espera, como
>o marcelo ja colocou, gera muita ansiedade. Eu sou um bom exemplo disso:
>tenho problemas estomacais, estou quase sempre enjoado, e vomitando.

Sinto muito, meu amigo.

Sendo direto, essa olimpiada, nesses periodos de espera por resultados, e'
quase
>uma tortura.

Concordo plenamente.

Nao acho que haja como diminuir esse tempo de espera, e nao
culpo ninguem pelas consequencias desse perido, mas e' bom saber que nao sou
o unico com esse tipo de problemas. Acho que dou bola demais para essa
olimpiada, nao deveria leva-la tao a serio.

Primeiramente, meu amigo Duda: não desista, eu não iria gostar da sua
atitude. Ela não resolve as coisas, só piora.
Agora, a minha opinião que pode REVOLUCIONAR a matemática no país pra
sempre: acho que EXISTE UMA SOLUÇÃO PARA ACABAR COM AS TORTURAS DE ESPERA, E
PARA O TÉDIO DOS BRASILEIROS PARTICIPANTES DE OLIMPÍADAS COMO NÓS:

Se alguém achar: "bem, agora sim o Lucas ficou louco, disse que acabaria a
espera e só causou  mais espera com mais olimpíadas", digo que acha errado.
Justificativa:
por que os alunos não gostam de esperar? Claramente porque querem fazer a
prova da etapa seguinte, saber se passou, saber se vai ganhar medalha. Mas o
principal é ir lá e FAZER A PROVA, PARTICIPAR. Todos acham isso, eu aposto.
Desta maneira, se existissem mais olimpíadas, os estudantes não se
preocupariam tanto com resultados, pois saberiam que a cada mês ou bimestre
(por exemplo) existiria uma nova olimpíada, ou seja, nunca ficaríamos
parados: sempre haveria, rapidamente, uma outra competição, que é o que
todos nos queremos: participar. Isso POSSIBILITARIA UMA EXPANSÃO MASSIVA DOS
ALUNOS PARTICIPANTES E INTERESSADOS NO PAÍS, DIFUNDIRIA MUITO AS OLIMPÍADAS.
NOVOS ALUNOS PARTICIPARIAM, HOUVERIA MAS PAPO, MASI ESTUDO ATÉ. Creio que
essa nova idéia é o que está faltando no Brasil. Nossos alunos participam
garantidamente só da OBM: as outras olimpíadas como a de Maio possibilitam a
participação somente de alunos mais novos, a Cone Sul, Iberoamericana e IMO
possibilitam uma participação estremamente pequena dos alunos do país. Sei
que isto nós não podemos mudar logo, mas, pelo menos, o Brasil é uma país
super grande e a Comissão pode mudar DENTRO DO PAÍS. Outros países são uma
prova disso: alguns têm muitas olimpíadas além da Nacional.
Gostaria que esta idéia fosse ouvida, analisada e respondida. De
preferência, o que todos os alunos querem, que seja COLOCADA EM PRÁTICA. Sei
que não é um professor de fama ou algo assim quem vos fala, porém eu vivo na
pele, assim como o Duda disse, o tédio de espera. Gostaria que os alunos da
lista votassem sim ou não e justificassem perante esta idéia. Vc pode
começar, Duda.

Muito obrigado,

Lucas Povarczuk Mocelim