Re: Re: Limite

Ola Alex,
Saudacoes !

A sua solucao esta correta. Voce poderia ter chegado a ela de forma mais
rapida aplicando a regra do Marques de L´Hopital. ( Que nao foi L´Hopital
que descobriu, mais um dos irmaos Bernoulli ), tal como o Prof Marcos
assinalou.

O que parece que todos buscavam era uma prova sem usar conhecimentos de
calculo, dado que deveria ser apresentada a um estudante do 2 grau que,
muito provavelmente, nao estuda estas coisas.

O limite que o Prof Marcus apresenta e classico. Ele diz que figura como uma
questao na colecao "Fundamentos da Matematica Elementar", obra de um
conjunto de Professores de Sao Paulo. Todavia, e digno de nota que e
possivel ver este mesmo limite ser apresentado por Granville em seu livro
"Elementos de Calculo Diferencial e integral" justamente no ponto em que
este autor trata da regra de L´Hopital e suas generalizacoes ... O Livro do
Granville e, como todos sabem, bem mais antigo que a colecao a que nos
referimos ...

Um abraco
Paulo Santa Rita
4,1247,031199