Re: Limite

Carissimo Prof Jose Paulo,
Como vai ?

Recebi sua mensagem. Um pouco truncada, e verdade, mas da para entender
algumas coisas. Eu sinceramente lhe agradeco as correcoes !

Claramente que sei que "senx + cosx > 1". De maneira geral,
senx + cosx > 1 para 0 < x < pi/2. Isto e uma consequencia da desigualdade
triangular aplicada ao ciclo trigonometrico, tal como Euler o definiu. Se
escrevi "senx + cosx < 1" foi um erro na digitacao do sinal "<".

E facil provar que "senx > x - senx". Como senx + (1 - cosx) > x entao x -
senx < 1 - cosx. Mas senx + cosx > 1 entao senx > 1 - cos. Logo:
senx > x - senx. Se escrevi "senx < x - senx" foi, novamente, erro na
digitacao do sinal de desigualdade.

Eu procurei aplicar duplamente o teorema do confronto porque isso e estudado
no 2 grau e o que o Prof Marcos desejava era uma solucao "a nivel do 2
grau", dado que precisava transmitir a seu aluno uma solucao sem uso da
regra do marques de L´Hopital. Com a regra deste marques a questao e trivial
e desinteressante.

usando o "recurso das figuras que aparecem no ciclo" podemos "demonstrar"
que 1 "1 - cosx < x^2/2", 0 < x < pi/2, e isto pode servir de partida para
aplicar o teorema do Confronto: EU NAO TESTEI !

Como fiz a questao rapidamente apenas abordei o caso x > 0. Indiquei que o
Prof fizesse a verificacao para o caso x < 0 ! Claramente sei que apenas um
limite lateral nao resolveria a questao.

Paulo Santa Rita
4,1041,031199