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Re: A vida é imprevisivel...
Eu fiz um pequenho programa em Basic para simular uma colonia de bacterias tal como o jogo da "Vida". Achei bastante interessante o fato de que ha varias maneiras de distribuir as bacterias para que no proximo tempo nao haja mortes e nem nascimentos. Uma dessas distribuicoes e' o quadrado. Porem, excluindo as fortificacoes que nao se alteram, a colonia sempre tende a desaparecer... (a vida sempre acaba desaparecendo)
----- Original Message -----
From: Nicolau C. Saldanha <nicolau@mat.puc-rio.br>
To: <obm-rj@mat.puc-rio.br>
Sent: Tuesday, June 22, 1999 4:06 PM
Subject: A vida é imprevisivel...
> Alguem já ouviu falar sobre o jogo "vida" ?
Talvez seja o jogo do Conway. Este funciona assim:
em um dado instante t um subconjunto de ZxZ
(os pontos de coordenadas inteiras no plano)
está ocupado por bactérias. Dizemos que duas bactérias
são vizinhas se a distância entre elas é <= sqrt(2),
ou seja, se um rei de xadrez pode ir de uma até a outra
em uma jogada. Assim, o número máximo possível de vizinhos
de uma bactéria é 8.
No instante t+1 aquelas bactérias que tivessem 0 ou 1
vizinhos no instante t morrem de solidão,
aquelas que tivessem 2 ou 3 vizinhos sobrevivem
e aquelas que tem 4 ou mais vizinhos morrem em consequencia
da superpopulação.
Por outro lado, em um espaço vazio aparece uma bactéria se e somente
se este espaço tem 3 bactérias vizinhas.
Por exemplo, se o plano começa assim:
***
No instante seguinte ele estará assim:
*
.*.
*
onde os pontos marcam as posições das bactérias que morreram.
No instante seguinte ele estará assim:
.
***
.
e assim por diante com período 2.
A configuração abaixo anda para a direita:
----------
* *
*
* *
****
---------
**
** **
****
**
---------
****
* *
*
* *
---------
etc.
O interessante é que é muito difícil entender o que acontece com
configurações mais gerais. A vida é imprevisível...
[]s, N.
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau