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Re: [obm-l] RE: [obm-l] RES: [obm-l] Professor da UEFS contesta número "e"



Aqui vemos que um estudo mais profundo do recurso matematico utilizado para descrever um grupo de fenomenos revelou que tal recurso tinha UMA PROPRIEDADE INTRINSECA ADICIONAL que sugeria uma possibilidade pratica, o que foi amplamente confirmado experimentalmente.
 
   Foi isso que eu quis dizer.  Alguns teoremas de Análise Complexa, por exemplo,
 só pode ser demonstrados com o conhecimento de Topologia.  Além disso, como
você mesmo disse, a análise de simetria de equações que modelam fenômenos
práticos,  pode nos revelar detalhes sobre o comportamento
de suas soluções. Além é claro das limitações delas como vc colocou.
 
 

  Assim, o que nos precisamos e de pessoas criativas, educadas sob o espirito tipico das Olimpiadas Cientificas, que pensam na nossa realidade nao como um processo que e preciso manter mas sim como um estado inferior de cousas que precisamos mudar, superando estas figurinhas carimbadas do exterior que em nada nos sao superiores.
 
  Ora! Certamente que não!  Ao analisar isso é interessante levarmos em conta
 termos e aspectos psicológicos que norteiam o subconsciente e nossas ações no
nível mais básico.  
 
  Quando alguém, por exemplo, pergunta para seu companheiro ele acredita que pode
ganhar premiações internacionais por ter feito um bom trabalho, geralmente, essa
pessoa reponde que "não"! 
  
   Ora, por que responde que não?  Muita gente do Brasil
ainda acredita que tudo que vem de fora é melhor do que é produzido aqui.  É preciso
quebrar essa cultura; quebrar essa aceitação da incompetência
que nos foi imputada 'as vezes, até tristemente falando, pelas próprias
 pessoas que convivem conosco!
 
  Porque essa aceitação é um peso que pessoas levam a cada dia e que as desmotiva a
ir adiante e buscar o "algo mais".   E assim as pessoas se julgam derrotadas,
até antes mesmo de tentarem !  E desta forma acabam por, de fato, serem
 derrotadas pela própria inércia e pela parte emocional do cérebro que
não acredita, de fato, que elas pode vencer, e elas terminam materializando a derrota. 
É preciso vencer isso, primeiramente.
 
 Note que estudos recentes mostram que o "o cérebro emocional" ou subconsciente
é burro e aceita todo o ensinamento que implicitamente fornecemos
'a ele.  Assim é preciso ser confiante quando fazemos algo e estarmos CERTOS de que
se o esforço for mantido, resultados deverão aparecer, MESMO QUE DEMOREM.
  É também desse espírito que os profissionais brasileiros precisam.
 
 

Francamente, AO MEU VER, alguem que nao sabe que e=2,71 ... e irracional e que qualquer calculadora tem limitacoes intrinsecas nas representacoes numericas nao pode ser um Engenheiro serio e, muito menos, nao pode ser Professor. A proposito, me ocorreu uma ideia agora :

PROBLEMA ) Podemos definir e =lim[(1 + (1/N) )^N] quando N tende ao infinito. Conforme N cresce as casas decimais de "e" vao se estabilizando. Por exemplo, e=2,0000... quando N=1; e=2,25 quando N=2; ...; e=2,7001... quando N=74. O primeiro "7" na representacao decimal de "e" surge com N=74 e se mantem ESTAVEL e INALTERAVEL para qualquer outro N >= 74. Isso ocorre evidentemente com as demais casas decimais de "e". Logo, temos uma uma funcao :

f( P) = MENOR valor de N em [(1  + ( 1/N) )^N] a partir do qual a P-esima casal decimal de "e" se estabiliza, nao se alterando jamais.
 
 
   Não dá certo usar a sérei binomial para a expansão de [(1  + ( 1/N) )^N] ?
Acho que é possível fazer estimativas usando essa série.
 
 
Abração a todos!