[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

[obm-l] USANDO A CALCULADORA!



Ok! Bruno, Eritotutor e demais colegas!

Afinal! como e quando devemos iniciar o uso da calculadora na aula de 
matemática...?

Efetuar a adição (e subtração) de frações usando a calculadora é uma 
atividade interessante.
1/3 + 1/4 = ?/?    2/3 + 5/8 = ?/?    2 1/6 + 3 3/4= ? ?/?

Em uma calculadora, a tecla "A" transforma o número "x" que está no visor em 
1/x e a tecla "B" multiplica por 2 o número que está no visor. Se o número 2 
está no visor e digitamos a sequência ABABAB...AB (total de digitações: 
998), obteremos no visor um número que é igual a:

Para calcular o inverso de um número na famosa calculadora do feirante, qual 
o menor número de teclas a serem utilizadas? E qual o procedimento para 
calcular a raiz cúbica de um número qualquer?

Abraços!

_________________________________________________________________
COPA 2006: (¯`·._.·[ Ooooooola ]·._.·´¯) e + frases para seu MSN Clique 
aqui! http://copa.br.msn.com/extra/frases/

=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================