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[obm-l] O JOGO PADRÃO!



Foi demonstrado por John Neumann e Oskar Morgenstern que muitas vezes é 
possível alcançar uma escala de intervalo para a mensuração de utilidade. O 
processo que eles desenvolveram para fazer isto é conhecido como o método do 
jogo-padrão. É uma maneira extremamente engenhosa de determinar a escala de 
utilidade de acontecimentos para um indivíduo. A idéia do jogo-padrão é dar 
ao tomador de decisões pares de alternativas entre as quais êle precisa 
escolher...

Vejam o administrador que se defronta com o problema de decisão nas relações 
de trabalho. Suas três alternativas foram colocadas na ordem: C (para 
contrato); N (negociações); e G (greve). Suponhamos que pedimos ao 
administrador para expressar sua preferência entre : Escolha 1, obter N com 
certeza; e escolha 2, uma loteria que ele obterá C com probabilidade p e G 
com probabilidade 1-p. Com o valor de p "ajustável" Von Neumann e 
Morgenstern provaram que a medida de N é o valor de p para o qual havia 
indiferença e, portanto, igual utilidade para N e para loteria.

É evidente que alguns problemas que o objetivista considera classificados 
sob incerteza serão considerados sob risco pelo subjetivista. Isto tem a 
importante vantagem de que o critério de decisão não está em disputa. Em 
condições de decisão sob incertezas, os subjetivistas recomendam o "Critério 
de Laplace", objeto de apaixonado debate por muitos anos, onde a inferência 
é que todo estado da natureza é igualmente provável de ocorrer. Uma das 
principais razões para contestação é que a suposição de iguais 
probabilidades envolve uma famosa doutrina chamada o princípio de razão 
insuficiente.

Suponha que um indivíduo aceita uma aposta na qual pode ganhar ou perder 
$1000, se a probabilidade de ganho é 0,6. Suponha que a utilidde ganha, caso 
o indivíduo vença, seja de 100 útiles. Este consumidor é um jogador, ou 
simplesmente uma pessoa que se arrisca pouco? Quanto perderá em termos de 
utilidade, se ele perder o jogo?


Abraços e Bons Útiles!

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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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