[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
[obm-l] DECISÕES INTELIGENTES!
Turma! Ainda sobre os custos incorridos (afundados), sabemos racionalmente
que são irrelevantes para a tomada de decisão, e no entanto eles nos oprimem
a mente, levando-nos a decisões desatinadas. Quanto à sua relevância numa
lista matemática, não temos como refutá-lo diante de alguns nobéis de
economia terem sidos matemáticos...
Tres meses atrás, seu carro, com oito anos de uso, repentinamente precisou
de um conserto sério no motor. Ante a decisão de gastar US$ 3 mil ou
desistir do carro e comprar um novo, você preferiu fazer o conserto.
Entretanto, no momento, a transmissão está com problemas, e repará-la
custará outros US$ 1500. Como alternativa, você poderia vender o veículo, no
estado em que se encontra, por US$ 1 mil e comprar um novo. Sabe que o carro
provavelmente exigirá outros consertos dispendiosos no futuro, embora torça
para que isso não ocorra tão cedo. O que faz você?
No início dos anos 90 a maioria das empresas aéreas apresentava grandes
prejuízos. A American Airlines registrou um prejuízo de US$ 475 milhões em
1992, a Delta, um prejuízo de US$ 565 milhões e a USAir, US$ 601milhões. No
entanto, apesar das perdas, estas empresas aéreas contnuaram a vender
bilhetes e a transportar passageiros. A princípio, esta decisão parece
surpreendente: se estavam perdendo dinheiro com seus vôos, porque os
proprietários das empresas aéreas não encerraram a sua atividade?
Ontem ofereceram-lhe inesperadamente um bilhete para um concerto dos Rolling
Stones, agendado para 1 de Abril. O preço de mercado desse bilhete é de 75
dólres, mas o máximo pelo qual você conseguiria vendê-lo é 50 dólares. Hoje,
acaba de descobrir que Pearl Jam vai dar um concerto na mesma noite e os
bilhetes ainda estão a venda por 75 dólares. Se tivesse sabido, antes da
vinda de Pearl Jam, teria sem dúvida alguma comprado o bilhete para o ir
ver, e não os Rolling Stones. Verdadeiro ou Falso: Se você é um maximizador
da racionalidade, deve ir ao concerto de Pearl Jam. Justifique.
Suponha que a General Milk Company contrate um consultor financeiro para
auxiliar na avaliação de lançar ou não uma nova linha de leite achocolatado.
Quando o consultor entrega o relatório, a General Milk faz objeções à
análise por não incluir os honorários do consultor como um custo do projeto
do leite achocolatado. Afinal! quem está certo?
Divirtam-se!
_________________________________________________________________
http://signup.alerts.msn.com/alerts/login.do?PINID=2430448&returnURL=http://copa.br.msn.com/
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================