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Re: [obm-l] ESTRATÉGIA VENCEDORA!



Ola' Luis e pessoal da lista,
e' interessante notar que mesmo sem forcar a simetria,
Thiago sempre ganharia. Alias, qualquer que fosse o
numero de pontos (n>1) sobre a circunferencia, o
primeiro jogador SEMPRE ganharia, pois qualquer que
seja a estrategia para tracar as linhas, o numero
total de linhas possiveis e' igual a 2n-3.

[]s,
Rogerio Ponce.


--- Luis Matos escreveu:

> A primeira criança a jogar (jogador A) pode ganhar
> sempre bastando comer, na 1ª jogada, 5 balas. Com 15
> balas sobre a mesa a outra criança (jogador B)
> comerá uma certa quantidade de balas e deixará sobre
> a mesa de 8 a 14 balas. Para quaisquer destes
> valores A pode comer uma quantidade e deixar 7 balas
> bobre a mesa. B deixará, então, de 4 a 6 balas bobre
> a mesa. Para qualquer destes A pode deixar 3 balas,
> onde B so pode comer uma, deixando 2 sobre a mesa. A
> come uma e deixa uma.
>    
>   Thiago pode ganhar sempre, basta que na primeira
> jogada ele ligue dois pontos tais que sobrem 9
> pontos de cada lado do segmento formado. Sejam A1,
> A2, ..., A9 e B1, B2, ..., B9 esses pontos. Para
> quaisquer dois pontos escolhidos pelo 2° jogador, o
> jogador 1 deve fazer o mesmo no lado oposto (ex: se
> o 2° escolher B3 e B7, o 1° deve escolher A3 e A7),
> ou seja, se o 2° puder jogar o 1° poderá pela
> "simetria".
>

--------------------------------------------------

> Jorge Luis Rodrigues e Silva Luis escreveu:
>   Olá, Pessoal!
> 
> Existem 20 balas sobre uma mesa e duas crianças
> começam a comê-las, uma 
> criança de cada vez. Em cada vez, cada criança deve
> comer pelo menos uma 
> bala e está proibida de comer mais que a metade das
> balas que existem sobre 
> a mesa. Nesta brincadeira, ganha a criança que
> deixar apenas uma bala sobre 
> a mesa. Qual das duas crianças pode sempre ganhar na
> brincadeira: a primeira 
> ou a segunda a jogar? Como deve fazer para ganhar?
> 
> Tiago e Fabrício disputam um jogo em uma
> circunferência que possui 20 pontos 
> marcados: Tiago faz a primeira jogada; cada jogada
> consiste em ligar dois 
> dos pontos marcados por um segmento de reta desde
> que este segmento não 
> intersepte um segmento já traçado. O jogador que
> fizer a última jogada 
> ganha. Qual dos jogadores pode ganhar sempre?
> 
> Abraços!
>


	



	
		
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