[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)
Agora ficou bem claro pra mim... Valeu
[]s,
Daniel
'>'-- Mensagem Original --
'>'Date: Tue, 29 Nov 2005 10:26:20 -0200
'>'From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
'>'To: obm-l@mat.puc-rio.br
'>'Subject: Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)
'>'Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
'>'
'>'
'>'On Mon, Nov 28, 2005 at 09:57:53PM -0200, kleinad2@globo.com wrote:
'>'> Quando é que paramos o jogo? Quando eu souber que ganhei ou que perdi.
'>'Isso
'>'> acontece (R = rodadas, C = cara , K = coroa) em
'>'>
'>'> 5 R se saírem 5 C;
'>'> 6 R se saírem 5 C e 1 K ou então 6 K;
'>'> 7 R se saírem 5 C e 2 K ou então 6 K e 1 C;
'>'> etc...
'>'>
'>'> Para contar os evento, bastaria lembrar que a última moeda sempre
corresponde
'>'> ao desfecho do jogo, ou seja, se o jogo acabar na rodada X e eu perder
'>'então
'>'> é porque deu cara, do contrário eu venci e deu coroa.
'>'>
'>'> Então eu teria que (para (P,X) = # eventos em q perco na rodada X,
(V,Y)
'>'> = # eventos em q venço na rodada Y):
'>'>
'>'> (P,X) = Bin(X-1, 4) e (V,Y) = Bin(Y-1,5).
'>'>
'>'> Assim eu perco em P = Bin(10,5) eventos e venço em V = Bin(10,6) eventos,
'>'> e o total é T = Bin(11,6). Assim a probabilidade de vencer é Prob
= 210/462
'>'> = 0,454545...
'>'>
'>'> Não to conseguindo enxergar o erro deste raciocínio!
'>'
'>'O erro está em supor que seqüências de comprimentos diferentes
'>'são equiprováveis.
'>'
'>'Espero não parecer grosseiro, mas acho que a discussão está um pouco
'>'repetitiva. Minha sugestão para aqueles que não acreditam na solução
'>'do gabarito (que, pelo que eu entendo, é igual à minha) é que tentem
'>'um exemplo menor. Vamos jogar uma moeda até 4 vezes; você ganha se
'>'saírem menos de duas caras e perdem se saírem pelo menos duas.
'>'Qual a probabilidade de você ganhar?
'>'
'>'Solução I (certa)
'>'
'>'Vamos *sempre* jogar a moeda 4 vezes: existem assim 16 seqs equiprováveis:
'>'
'>'CCCC (derrota)
'>'CCCK (derrota)
'>'CCKC (derrota)
'>'CCKK (derrota)
'>'CKCC (derrota)
'>'CKCK (derrota)
'>'CKKC (derrota)
'>'CKKK (vitória)
'>'KCCC (derrota)
'>'KCCK (derrota)
'>'KCKC (derrota)
'>'KCKK (vitória)
'>'KKCC (derrota)
'>'KKCK (vitória)
'>'KKKC (vitória)
'>'KKKK (vitória)
'>'
'>'Prob. de vencer = 5/16 = .3125
'>'
'>'Solução II (errada)
'>'
'>'Vamos jogar a moeda até obtermos dois C ou três K, o que ocorrer primeiro.
'>'As possibilidades são:
'>'
'>'CC (derrota)
'>'CKC (derrota)
'>'CKKC (derrota)
'>'CKKK (vitória)
'>'KCC (derrota)
'>'KCKC (derrota)
'>'KCKK (vitória)
'>'KKCC (derrota)
'>'KKCK (vitória)
'>'KKK (vitória)
'>'
'>'Como as 10 possibilidades são equiprováveis (O ERRO ESTÁ AQUI!), temos:
'>'Prob. de vencer = 4/10 = .4
'>'
'>'Solução III (versão corrigida da Solução II)
'>'
'>'Vamos jogar a moeda até obtermos dois C ou três K, o que ocorrer primeiro.
'>'Teremos 10 seqs, cada uma delas com prob 2^(-n) onde n é o comprimento
da
'>'seq.
'>'Mais explicitamente:
'>'
'>'CC (derrota) Prob = 1/4
'>'CKC (derrota) Prob = 1/8
'>'CKKC (derrota) Prob = 1/16
'>'CKKK (vitória) Prob = 1/16
'>'KCC (derrota) Prob = 1/8
'>'KCKC (derrota) Prob = 1/16
'>'KCKK (vitória) Prob = 1/16
'>'KKCC (derrota) Prob = 1/16
'>'KKCK (vitória) Prob = 1/16
'>'KKK (vitória) Prob = 1/8
'>'
'>'Somando os casos vitoriosos, temos
'>'Prob. de vencer = 5/16 = .3125
'>'
'>'Agora se você continua não acreditando eu sugiro que você pegue uma
'>'moeda e faça a experiência. Ou melhor ainda, escreva um programinha
'>'de computador para fazer as experiências para você.
'>'
'>'Se nem isto bastar, considere um exemplo mais extremo. Vamos jogar
'>'a moeda até 7 vezes. Se cair pelo menos *uma* cara você perde.
'>'Qual a sua probabilidade de ganhar?
'>'
'>'Pelo raciocínio das soluções I e III dá 1/128.
'>'Pelo raciocínio da solução II dá 1/8
'>'(C, KC, KKC, KKKC, KKKKC, KKKKKC, KKKKKKC perdem; KKKKKKK ganha).
'>'A diferença é tão grande que deve ser fácil testar com uma moeda
'>'(se você achar necessário).
'>'
'>'[]s, N.
'>'=========================================================================
'>'Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
'>'http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
'>'=========================================================================
=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
=========================================================================