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Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)
Agora ficou bem claro pra mim... Valeu
[]s,
Daniel
'>'-- Mensagem Original --
'>'Date: Tue, 29 Nov 2005 10:26:20 -0200
'>'From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br>
'>'To: obm-l@mat.puc-rio.br
'>'Subject: Re: [obm-l] probabilidade (ufrj)
'>'Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
'>'
'>'
'>'On Mon, Nov 28, 2005 at 09:57:53PM -0200, kleinad2@globo.com wrote:
'>'> Quando � que paramos o jogo? Quando eu souber que ganhei ou que perdi.
'>'Isso
'>'> acontece (R = rodadas, C = cara , K = coroa) em
'>'>
'>'> 5 R se sa�rem 5 C;
'>'> 6 R se sa�rem 5 C e 1 K ou ent�o 6 K;
'>'> 7 R se sa�rem 5 C e 2 K ou ent�o 6 K e 1 C;
'>'> etc...
'>'>
'>'> Para contar os evento, bastaria lembrar que a �ltima moeda sempre
corresponde
'>'> ao desfecho do jogo, ou seja, se o jogo acabar na rodada X e eu perder
'>'ent�o
'>'> � porque deu cara, do contr�rio eu venci e deu coroa.
'>'>
'>'> Ent�o eu teria que (para (P,X) = # eventos em q perco na rodada X,
(V,Y)
'>'> = # eventos em q ven�o na rodada Y):
'>'>
'>'> (P,X) = Bin(X-1, 4) e (V,Y) = Bin(Y-1,5).
'>'>
'>'> Assim eu perco em P = Bin(10,5) eventos e ven�o em V = Bin(10,6) eventos,
'>'> e o total � T = Bin(11,6). Assim a probabilidade de vencer � Prob
= 210/462
'>'> = 0,454545...
'>'>
'>'> N�o to conseguindo enxergar o erro deste racioc�nio!
'>'
'>'O erro est� em supor que seq��ncias de comprimentos diferentes
'>'s�o equiprov�veis.
'>'
'>'Espero n�o parecer grosseiro, mas acho que a discuss�o est� um pouco
'>'repetitiva. Minha sugest�o para aqueles que n�o acreditam na solu��o
'>'do gabarito (que, pelo que eu entendo, � igual � minha) � que tentem
'>'um exemplo menor. Vamos jogar uma moeda at� 4 vezes; voc� ganha se
'>'sa�rem menos de duas caras e perdem se sa�rem pelo menos duas.
'>'Qual a probabilidade de voc� ganhar?
'>'
'>'Solu��o I (certa)
'>'
'>'Vamos *sempre* jogar a moeda 4 vezes: existem assim 16 seqs equiprov�veis:
'>'
'>'CCCC (derrota)
'>'CCCK (derrota)
'>'CCKC (derrota)
'>'CCKK (derrota)
'>'CKCC (derrota)
'>'CKCK (derrota)
'>'CKKC (derrota)
'>'CKKK (vit�ria)
'>'KCCC (derrota)
'>'KCCK (derrota)
'>'KCKC (derrota)
'>'KCKK (vit�ria)
'>'KKCC (derrota)
'>'KKCK (vit�ria)
'>'KKKC (vit�ria)
'>'KKKK (vit�ria)
'>'
'>'Prob. de vencer = 5/16 = .3125
'>'
'>'Solu��o II (errada)
'>'
'>'Vamos jogar a moeda at� obtermos dois C ou tr�s K, o que ocorrer primeiro.
'>'As possibilidades s�o:
'>'
'>'CC (derrota)
'>'CKC (derrota)
'>'CKKC (derrota)
'>'CKKK (vit�ria)
'>'KCC (derrota)
'>'KCKC (derrota)
'>'KCKK (vit�ria)
'>'KKCC (derrota)
'>'KKCK (vit�ria)
'>'KKK (vit�ria)
'>'
'>'Como as 10 possibilidades s�o equiprov�veis (O ERRO EST� AQUI!), temos:
'>'Prob. de vencer = 4/10 = .4
'>'
'>'Solu��o III (vers�o corrigida da Solu��o II)
'>'
'>'Vamos jogar a moeda at� obtermos dois C ou tr�s K, o que ocorrer primeiro.
'>'Teremos 10 seqs, cada uma delas com prob 2^(-n) onde n � o comprimento
da
'>'seq.
'>'Mais explicitamente:
'>'
'>'CC (derrota) Prob = 1/4
'>'CKC (derrota) Prob = 1/8
'>'CKKC (derrota) Prob = 1/16
'>'CKKK (vit�ria) Prob = 1/16
'>'KCC (derrota) Prob = 1/8
'>'KCKC (derrota) Prob = 1/16
'>'KCKK (vit�ria) Prob = 1/16
'>'KKCC (derrota) Prob = 1/16
'>'KKCK (vit�ria) Prob = 1/16
'>'KKK (vit�ria) Prob = 1/8
'>'
'>'Somando os casos vitoriosos, temos
'>'Prob. de vencer = 5/16 = .3125
'>'
'>'Agora se voc� continua n�o acreditando eu sugiro que voc� pegue uma
'>'moeda e fa�a a experi�ncia. Ou melhor ainda, escreva um programinha
'>'de computador para fazer as experi�ncias para voc�.
'>'
'>'Se nem isto bastar, considere um exemplo mais extremo. Vamos jogar
'>'a moeda at� 7 vezes. Se cair pelo menos *uma* cara voc� perde.
'>'Qual a sua probabilidade de ganhar?
'>'
'>'Pelo racioc�nio das solu��es I e III d� 1/128.
'>'Pelo racioc�nio da solu��o II d� 1/8
'>'(C, KC, KKC, KKKC, KKKKC, KKKKKC, KKKKKKC perdem; KKKKKKK ganha).
'>'A diferen�a � t�o grande que deve ser f�cil testar com uma moeda
'>'(se voc� achar necess�rio).
'>'
'>'[]s, N.
'>'=========================================================================
'>'Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
'>'http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
'>'=========================================================================
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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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