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[obm-l] ENIGMA DA BARCAÇA!
Turma! Certamente, o nosso Brainstorming Eletrônico nunca mais será o mesmo
depois deste "divisor de águas" retirado do livro Física Conceitual - Paul
G. Hewitt, cuja resolução se encontra no Caderno Catarinense de Ensino de
Física Vol.16 nº2. Recomendo a leitura do best-seller "O Grande Circo da
Física" - Jearl Walker. A chave do enigma está no fato de que o cascalho
dentro do barco aumenta o nível da água, elevando a embarcação, numa
proporção bem maior que o aumento da parte submersa da mesma. Ou seja, ao
adicionarmos cascalho à barcaça, ela afundará numa proporção muito menor que
a elevação da barcaça causada pelo aumento do nível da água. Para fixarmos
melhor, vamos à discussão de mais um belo contra-exemplo.
Um barquinho flutua numa piscina; dentro dele estão uma pessoa e uma pedra.
A pessoa joga a pedra dentro da piscina. O nível da água na piscina sobe,
desce ou não se altera? E se ao invés da pedra fosse um cubo de gelo que
derretesse sòmente após ser jogado dentro da piscina, como se comportaria o
nível da água? (Essa é ótima!)
A propósito, qual é a altura máxima na qual a água poderia ser bebida
através de um canudo?
Bom Empuxo!
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http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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