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[obm-l] Comprimentos, Areas e Volumes



Esse exemplo do Jorge Luis eh outra boa ilustracao do uso pratico da matematica.
Uma pergunta relacionada eh: Por que as pernas do elefante sao tao grossas?
Ou entao (pra quem tem mais de 35 anos e lembra do seriado): Eh possivel que exista uma "Terra de Gigantes"? Em outras palavras, se as dimensoes lineares de um humano fossem multiplicadas por 20 (ou seja, se tivessemos um gigante de 35 metros de altura que fosse uma copia em escala de um humano normal), ele conseguiria se aguentar de pe?
 
[]s,
Claudio.
 
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Wed, 29 Dec 2004 08:33:30 -0300
Assunto: [obm-l] MAIS BADALADAS!
   
> Ok! Rogério e demais colegas! Tem razão, pois o estudo de áreas e volumes ajuda
> a explicar situações do dia-a-dia, como, por exemplo, porque um bebê sente mais
> frio que um adulto. Para entender esse fato, pense em dois cubos de ferro
> maciço, um de aresta 3cm e outro de aresta 6cm, ambos à mesma temperatura de
> 36°C. Colocando-os em um ambiente de temperatura mais baixa, o cubo menor perde
> calor mais rapidamente que o maior. Na linguagem do cotidiano, dizemos que o
> menor esfria mais rapidamente que o maior. Isso ocorre porque a razão da área
> total para o volume do cubo pequeno, 6 * 3^2/3^3 = 2, é maior que a razão da
> área total para o volume do cubo grande, 6 * 6^2/6^3 = 1, ou seja, a superficie
> de contato com o ambiente é relativamente maior no cubo pequeno. O mesmo
> acontece com o bebê e um adulto: a razão da área para o volume do corpo de um
> adulto; por isso, a criança tem maior dificuldade em manter o calor de seu
> corpo e, portanto, sente mais frio. Curioso, não!
>