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[obm-l] RE: [obm-l] A FRASE SOLUÇÃO!
Olá Jorge, e colegas da lista!
Caro Jorge, acho que você se enganou no problema do Felipe. O Qwert Smith
resolveu corretamente em
http://www.mail-archive.com/obm-l@mat.puc-rio.br/msg25765.html
Mas vamos ao problema dos alunos:
o fator 12 não pode estar errado , pois é múltiplo de 4 e 3.
o fator 10 não pode estar errado, pois é múltiplo de 2 e 5.
11 e 13 também estão OK, pois foram eliminados pelo 10 e 12.
Também 2,3,4,5 e 6 estão OK, pois foram eliminados por 10 e 12.
Sobram 7, 8 e 9.
Se fossem 8 e 9 os fatores consecutivos, o número seria 3*4*5*7*11*13 =
60060 > 50000.
Logo, só podem ser 7 e 8 os fatores , e o número é 4*5*9*11*13 = 25740 .
Grande abraço a todos,
Rogério.
>From: jorgeluis
>Valeu Cláudio! Grato pela engenhosa resolução do problema do tijolo
>(CAMPEÃO!).
>Quanto ao problema do Felipe, a frase solução é a seguinte: "Você não vai
>me
>dar a nota de cem reais". A frase não pode ser falsa. Se o fosse, Felipe
>não
>poderia receber nada e a afirmação passava a ser verdadeira - uma
>contradição.
>Contudo, a frase pode perfeitamente ser verdadeira. Basta que Felipe receba
>a
>nota de cem reais. Daí, eu não tenho outra alternativa senão dar-lhe a nota
>de
>maior valor..........
>
>A propósito! o que Felipe poderia ter dito para me deixar sem nenhuma
>opção?
>
>Numa classe com 12 alunos, o professor escreveu na lousa um número natural
>menor
>que 50.000 e pediu que os alunos falassem alguma coisa a respeito dele. O
>primeiro aluno disse que o número era múltiplo de 2, o segundo disse que o
>número era múltiplo de 3 e assim sucessivamente até o último, que disse que
>o
>número era múltiplo de 13. Em seguida o professor disse que, com exceção de
>dois alunos consecutivos que erraram, todos os demais acertaram. Quais
>foram os
>alunos que erraram? Qual foi o número que o professor escreveu?
>
>
>Um abraço à todos!
>
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