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Re: [obm-l] determinantes
(offtopic)
E qual a def. formal de Energia?
Segundo Einstein é (traduzido) "a face oposta da mesma
molécula", se bem que Einstein dizia "se não puderes
convencê-los, confunda-os" ...
falow
> Leandro,
>
> Achei super interessante o que o seu professor falou,
ou seja:
>
> [ ... se o mundo acabasse hoje, bastaria ter somente
dois livros pra
> reconstrui-lo: Uma biblia e um de Transformadas de
Fourier...]
>
> O que ele estava querendo dizer eh que as
transformadas de Fourier servem de
> axioma para construir toda a Matematica ? Ja li uma
vez que se existisse no
> planeta alguem extremamente inteligente, bastaria
apresenta-la as quatro
> operacoes aritmeticas (adicao, subtracao, divisao e
multiplicacao) e ela deduziria
> toda o conhecimento Matematico que consta atualmente
nos livros. Quem duvida
> disso eh so lembrar do nosso *colega* Sir. Isaac
Newton que inventou a Mecanica
> quase toda sozinho. Tenho um livro aqui (introducao
ilustrada a Fisica) cujos
> autores demonstram um senso de humor incrivel, em
todo o livro. Um dos
> capitulos (Energia) apresenta o seguinte introito:
> Issac Newton inventou a Mecanica quase toda sozinho.
Mas ha uma coisa que ele
> nao imaginava: A ENERGIA
> Embaixo desta introducao ha a ilustracao de Newton
debaixo de uma macieira
> ;-) dizendo:
> - Tambem ...Queriam que eu pensasse em tudo ?!?!
> Outra façanha incrivel atribuida a Isaac Newton foi
uma de que ele se tornou
> o maior matematico de sua epoca lendo apenas 1 livro
(fonte fidedigna:
> Documentario sobre a historia da Fisica [autor:
Stephen Hawking]. Digo fidedigna
> pois, se nao me engano, Stephen Hawking ocupa a mesma
cadeira que Newton ocupou na
> Cambridge University.)
> A questao: Quem foi o ser humano mais brilhante na
face da terra (nao
> necessariamente matematico) ? eh bem interessante
para se discutir, mas eh um pouco
> off-topic.
>
>
>
>
>
> Em uma mensagem de 25/5/2004 13:19:21 Hora padrão
leste da Am. Sul,
> leandrorecova@msn.com escreveu:
>
>
> >
> >
> > Fael,
> >
> > Uma coisa que eu fui aprender depois de muito tempo
e que a gente tem que
> > dar um tempo as coisas. EU tambem tinha vontade de
saber de imediato a
> > aplicacao de diversas coisas do 2º grau, como por
exemplo determinantes e complexos
> > no seu caso, mas existe todo um fluxo de
aprendizado pelo qual voce tem que
> > passar pra ficar pronto para entender as
aplicacoes. Numeros Complexos e
> > Algebra Linear sao materias incriveis e de grande
poder. Sei que as vezes a gente
> > fica aprendendo varias coisas sem ver onde vai
aplicar isso, mas as aplicacoes
> > demandam conhecimentos de varias areas. Exemplos:
> >
> > Numeros Complexos: Toda teoria eletromagnetica gira
em torno de algebra de
> > numeros complexos. Teoria de Processamento Digital
de Sinais esta toda em cima
> > disso tambem (Transformada Z, Transformadas de
Wavelet, etc).
> >
> > Algebra Linear: Determinantes sao importantes pra
voce entender algumas
> > solucoes de sistemas de equacoes diferenciais que
aparecem em sistemas de
> > controle e robotica, determinacao de autovalores
para analise de estabilidade esta
> > baseada em voce calcular um determinante especial,
etc.
> >
> > Espere mais um pouco que elas virao em cheio ! Tive
um professor que falava
> > que se o mundo acabasse hoje, bastaria ter somente
dois livros pra
> > reconstrui-lo: Uma biblia e um de Transformadas de
Fourier.
> >
> > Nao vou me estender pra ficar off-topic.
> >
> > Leandro
> > Los Angeles, CA.
> >
> > -----Original Message-----
> > From: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-
l@mat.puc-rio.br] On
> > Behalf Of Faelccmm@aol.com
> > Sent: Monday, May 24, 2004 8:47 PM
> > To: obm-l@mat.puc-rio.br
> > Subject: Re: [obm-l] determinantes
> >
> > Pegando um gancho:
> >
> > De todos os conceitos matematicos de Ensino Medio,
os unicos que ate agora
> > eu nao vejo contextualizacao sao *determinantes* e
*numeros complexos*. Sei
> > que ambos estao presentes na historia da criacao
dos computadores, por exemplo,
> > mas nao consigo imaginar uma situacao-problema em
que seja necessario
> > utilizar estes 2 conceitos. Todos os outros
conceitos de matematica de Ensino Medio
> > sao facilmente contextualizados, mas estes 2 sao um
*estranho no ninho* da
> > matematica de Ensino Medio. E para piorar, muitos
livros definem
> > *determinante* como um numero associado a uma
matriz (Grande definicao ! Ironicamente
> > falando :-)
> >
> >
> >
> >
>
>
>
>
>
Atenciosamente,
Engenharia Elétrica - UNESP Ilha Solteira
Osvaldo Mello Sponquiado
Usuário de GNU/Linux
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Acabe com aquelas janelinhas que pulam na sua tela.
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http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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