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Re: [obm-l] determinantes



(offtopic)

E qual a def. formal de Energia?
Segundo Einstein é (traduzido) "a face oposta da mesma 
molécula", se bem que Einstein dizia "se não puderes 
convencê-los, confunda-os" ...
falow



> Leandro,
> 
> Achei super interessante o que o seu professor falou, 
ou seja:
> 
> [ ... se o mundo acabasse hoje, bastaria ter somente 
dois livros pra 
> reconstrui-lo: Uma biblia e um de Transformadas de 
Fourier...]
> 
> O que ele estava querendo dizer eh que as 
transformadas de Fourier servem de 
> axioma para construir toda a Matematica ? Ja li uma 
vez que se existisse no 
> planeta alguem extremamente inteligente, bastaria 
apresenta-la as quatro 
> operacoes aritmeticas (adicao, subtracao, divisao e 
multiplicacao) e ela deduziria 
> toda o conhecimento Matematico que consta atualmente 
nos livros. Quem duvida 
> disso eh so lembrar do nosso *colega* Sir. Isaac 
Newton que inventou a Mecanica 
> quase toda sozinho. Tenho um livro aqui (introducao 
ilustrada a Fisica) cujos 
> autores demonstram um senso de humor incrivel, em 
todo o livro. Um dos 
> capitulos (Energia) apresenta o seguinte introito:
> Issac Newton inventou a Mecanica quase toda sozinho. 
Mas ha uma coisa que ele 
> nao imaginava: A ENERGIA
> Embaixo desta introducao ha a ilustracao de Newton 
debaixo de uma macieira 
> ;-) dizendo:
> - Tambem ...Queriam que eu pensasse em tudo ?!?!  
> Outra façanha incrivel atribuida a Isaac Newton foi 
uma de que ele se tornou 
> o maior matematico de sua epoca lendo apenas 1 livro 
(fonte fidedigna: 
> Documentario sobre a historia da Fisica [autor: 
Stephen Hawking]. Digo fidedigna 
> pois, se nao me engano, Stephen Hawking ocupa a mesma 
cadeira que Newton ocupou na 
> Cambridge University.)
>  A questao: Quem foi o ser humano mais brilhante na 
face da terra (nao 
> necessariamente matematico) ? eh bem interessante 
para se discutir, mas eh um pouco 
> off-topic.
>  
> 
> 
> 
> 
> Em uma mensagem de 25/5/2004 13:19:21 Hora padrão 
leste da Am. Sul, 
> leandrorecova@msn.com escreveu:
> 
> 
> > 
> > 
> > Fael,
> >  
> > Uma coisa que eu fui aprender depois de muito tempo 
e que a gente tem que 
> > dar um tempo as coisas. EU tambem tinha vontade de 
saber de imediato a 
> > aplicacao de diversas coisas do 2º grau, como por 
exemplo determinantes e complexos 
> > no seu caso, mas existe todo um fluxo de 
aprendizado pelo qual voce tem que 
> > passar pra ficar pronto para entender as 
aplicacoes. Numeros Complexos e 
> > Algebra Linear sao materias incriveis e de grande 
poder. Sei que as vezes a gente 
> > fica aprendendo varias coisas sem ver onde vai 
aplicar isso, mas as aplicacoes 
> > demandam conhecimentos de varias areas. Exemplos:  
> >  
> > Numeros Complexos: Toda teoria eletromagnetica gira 
em torno de algebra de 
> > numeros complexos. Teoria de Processamento Digital 
de Sinais esta toda em cima 
> > disso tambem (Transformada Z, Transformadas de 
Wavelet, etc). 
> >  
> > Algebra Linear: Determinantes sao importantes pra 
voce entender algumas 
> > solucoes de sistemas de equacoes diferenciais que 
aparecem em sistemas de 
> > controle e robotica, determinacao de autovalores 
para analise de estabilidade esta 
> > baseada em voce calcular um determinante especial, 
etc. 
> >  
> > Espere mais um pouco que elas virao em cheio ! Tive 
um professor que falava 
> > que se o mundo acabasse hoje, bastaria ter somente 
dois livros pra 
> > reconstrui-lo: Uma biblia e um de Transformadas de 
Fourier.  
> >  
> > Nao vou me estender pra ficar off-topic. 
> >  
> > Leandro
> > Los Angeles, CA. 
> >  
> > -----Original Message-----
> > From: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-
l@mat.puc-rio.br] On 
> > Behalf Of Faelccmm@aol.com
> > Sent: Monday, May 24, 2004 8:47 PM
> > To: obm-l@mat.puc-rio.br
> > Subject: Re: [obm-l] determinantes
> >  
> > Pegando um gancho: 
> > 
> > De todos os conceitos matematicos de Ensino Medio, 
os unicos que ate agora 
> > eu nao vejo contextualizacao sao *determinantes* e 
*numeros complexos*. Sei 
> > que ambos estao presentes na historia da criacao 
dos computadores, por exemplo, 
> > mas nao consigo imaginar uma situacao-problema em 
que seja necessario 
> > utilizar estes 2 conceitos. Todos os outros 
conceitos de matematica de Ensino Medio 
> > sao facilmente contextualizados, mas estes 2 sao um 
*estranho no ninho* da 
> > matematica de Ensino Medio. E para piorar, muitos 
livros definem 
> > *determinante* como um numero associado a uma 
matriz (Grande definicao ! Ironicamente 
> > falando :-) 
> > 
> > 
> > 
> > 
> 
> 
> 
> 
> 

Atenciosamente,

Engenharia Elétrica - UNESP Ilha Solteira
Osvaldo Mello Sponquiado 
Usuário de GNU/Linux


 
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Acabe com aquelas janelinhas que pulam na sua tela.
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