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Re:[obm-l] Problema super interessante
Seja A o numero pensado por Arnaldo e U o numero
pensado por Ulisses.
Quando o Professor pergunta a Arnaldo que numero seu
colega pensou e ele nao sabe responder,
isso significa que:
*(I) A<=1993 pois se A>1993 o numero pensado por
Ulisses seria U=2990-A(Pois 1994-A nao seria inteiro
positivo).
U=1994-A => U>=1
ou
U=2990-A => U>=997
Considerando que um aluno pode ouvir o que o outro
disse.
Quando o Professor pergunta a Ulisses que numero seu
colega pensou e ele nao sabe responder,
isso significa que:
* (II)997<=U<=1993 pois se U>1993 o numero pensado por
Arnaldo seria A=2990-U(caso anterior) e se U<997,
Ulisses saberia que A=1994-U (pois 2990-U seria maior
que 1993((contradicao com (I))).
Quando o Professor pergunta a Arnaldo que numero seu
colega pensou e ele nao sabe responder,
isso significa que:
* 997<=A<=997 (A=997) pois se A>997 o numero pensado
por Ulisses seria U=2990-A(pois 1994-A seria menor que
997(contradicao com (II)) ) e se A<997 o numero
pensado por Ulisses seria U=1994-A(pois 2990-A seria
maior que 1993)
Entao Ulisses sabe ao numero que seu colega pensou que
é 997 mas nos nao sabemos que numero Ulisses pensou
pois pode ser 1993 ou 997 (1994-997 ou 2990-997)
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> Queria saber a respeita da solução do problema
abaixo, citado na revista "superinteressante":
> Um professor de Matemática pede a seus dois melhores
alunos: Arnaldo e Ulisses, que cada um pense em um
número inteiro e positivo, e escreva esse número em um
papel. Os dois alunos pensam nesses números escrevem
em um papel, e entregam esse papel ao professor. O
professor escreve na lousa a soma dos dois números que
estava no papel. Mas escreve duas somas:1994 e 2990,
uma correta e a outra errada, apenas apenas para
confundir a respostar.
> O professor pergunta a Arnaldo:Você sabe que número
seu colega pensou?
> Arnaldo responde: Não.
> O professor pergunta a Ulisses:Você já sabe o número
que número seu colega pensou?
> Ulisses responde: Não.
> O professor pergunta a Arnaldo:Você já sabe que
número que seu colega pensou?
> Arnaldo responde: Não.
> O professor pergunta a Ulisses:Você já sabe o número
que seu colega pensou?
> Ulisses responde: Sim.
>
> Determine quais os números pensados e escritos.
>
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