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RE: [obm-l] Problema super interessante



O primeiro nao e capaz de dizer qual soma e a correta, logo A < 1994
U sabe que A =< 1993 mas nao sabe qual a soma correta, logo 1993 >= U >= 997
A sabe que U >= 997 e ainda assim nao sabe qual soma, logo 997<=  A =< 997
U sabe que A = 997 e sabe seu proprio numero que foi 997 ou 1993

>From: "Max" <maxxpaiva@hotmail.com>
>Reply-To: obm-l@mat.puc-rio.br
>To: "obmlista" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Problema super interessante
>Date: Sat, 27 Mar 2004 22:59:30 -0300
>
>Queria saber a respeita da solução do problema abaixo, citado na revista 
>"superinteressante":
>Um professor de Matemática pede a seus dois melhores alunos: Arnaldo e 
>Ulisses, que cada um pense em um número inteiro e positivo, e escreva esse 
>número em um papel. Os dois alunos pensam nesses números escrevem em um 
>papel, e entregam esse papel ao professor. O professor escreve na lousa a 
>soma dos dois números que estava no papel. Mas escreve duas somas:1994 e 
>2990, uma correta e a outra errada, apenas apenas para confundir a 
>respostar.
>O professor pergunta a Arnaldo:Você sabe que número seu colega pensou?
>Arnaldo responde: Não.
>O professor pergunta a Ulisses:Você já sabe o número que número seu colega 
>pensou?
>Ulisses responde: Não.
>O professor pergunta a Arnaldo:Você já sabe que número que seu colega 
>pensou?
>Arnaldo responde: Não.
>O professor pergunta a Ulisses:Você já sabe o número que seu colega pensou?
>Ulisses responde: Sim.
>
>Determine quais os números pensados e escritos.

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http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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