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Re: [obm-l] Re: [obm-l] Questões_IME_(ultra-foda!)
Realmente, ocorrem poucas vezes, mas acho q o IME deveria tomar mais
cuidado com isso, pois sendo a prova de apenas 10 questões uma questão
mal colocada pode prejudicar de maneira substancial um candidato
(prejudica mais aliás, os bons candidatos).
Alexandre D.
Igor Castro escreveu:
> Dividir harmonicamente um segmento é "dividi-lo" internamente e
> externamente na mesma razão. Ex, AB=10, C está sobre AB tal que AC=6,
> D está depois de B tal que BD=20. Repare que AC/BC = AD/BD. Ou seja, C
> e D dividem AB harmonicamente numa certa razão (mais a fundo, vc pode
> provar que representam o pé das bissetrizes internas e externas e daí
> concluir mais coisas)
> Não acho que os problemas do ime sejam mal elaborados. Na minha
> opinião, o que ocorre as vezes(poucas diante de todos os problemas) é
> que devido a complexidade dos problemas e a necessidade de adaptá-los
> a uma prova de concurso de nível médio pode deixar o enunciado um
> pouco estranho ou confuso. Mas isso realmente ocorre poucas vezes.
> []´s
> Igor Castro
>
>
> ----- Original Message -----
>
> *From:* Roberto Gomes <mailto:rocha312000@yahoo.com.br>
> *To:* obm-l@mat.puc-rio.br <mailto:obm-l@mat.puc-rio.br>
> *Sent:* Wednesday, October 01, 2003 8:34 AM
> *Subject:* Re: [obm-l] Questões_IME_(ultra-foda!)
>
> Não concordo com vc, pelo contrário acho as provas do IME muito
> bem elaboradas, não vejo nada de confuso. sobre divisão harmonica
> e questões com essa de geometria vc poderá encontra no livro
> Geometria II do Morgado que por sinal, para mim, é uns dos
> melhores livros de geometria que eu conheço.
>
> Roberto Gomes
>
> */Alexandre Daibert <alexandredaibert2@ig.com.br
> <mailto:alexandredaibert2@ig.com.br>>/* wrote:
>
> Caros colegas, gostaria da ajuda dos senhores, por obséquio,
> se não for
> incomodar muito, para a resolução dos seguintes problemas de
> vestibulares do IME:
>
> (IME 96)
> Dados os trinômios de segundo grau:
> y = ax^2 + bx + c (I)
> y = a´x^2 + b´x + c´ (II)
> Cosidere, sobre o eixo Ox, os pontos cujas abscissas são as
> raízes do
> trinômio (I) e A´B´ os pontos cujas abscissas são raízes do
> trinômio (II).
> Determine a relação que deve existir entre os coeficientes a,
> b, c, a´,
> b´, c´, de modo que A´B´divida o segmento AB harmonicamente.
>
> obs1: O que significa esta divisão harmônica? As extremidades
> podem ser
> iguais? ou seria a divisão do segmento em 3? Como divido um
> segmento em
> 3 harmonicamente?
>
> (IME 96)
> Determine os números naturais n para os quais existem
> poliedros convexos
> de n arestas.
>
> obs2: essa eu até fiz, mas gostar! ia de conferir a resposta.
>
> (IME 93)
> Num triângulo ABC traçamos a altura AH e do pé H desta altura
> construímos as perpendiculares HD e HE sobre os lados AB e AC;
> seja P o
> ponto da interseção de DE com BC. Construindo as alturas
> relativas aos
> vértices B e C determina-se também, de modo análogo Q e R
> sobre os lados
> CA, AB. Demonstre que os pontos P, Q, R são colineares.
>
> obs3: Esta questão tem uma figura, q eu considerei
> desnecessária. Caso
> alguém não tenha entendido me diga q eu faço a figura e mando
> pra lista.
>
> Gostaria de aproveitar a oportunidade em q estou abrindo a
> discussão
> destes problemas do IME para expressar a minha indignação
> sobre alguns
> problemas deste vestibular. Por anos temos visto que o IME não
> se cansa
> de colocar questões mal-elaboradas em seu vestibular, no
> sentido de ter
> interpretações ambíguas, não só na prova de matemática. Mesmo
> o aluno
> mais bem preparado fica confuso frente a algumas questões, que
> s! ão
> mal-colocadas realmente. Fico me perguntando qual o objetivo dos
> professores ao colocar questões confusas no vestibular.
> Selecionar os
> melhores candidatos, provavelmente não é, pois as vezes um bom
> candidato
> pode ser eliminado porque não soube interpretar uma questão
> confusa.
> Gostaria de saber se esta opinião é só minha, ou se mais algum
> colega da
> lista compartilha do mesmo sentimento em relação ao vestibular
> do IME.
>
> Alexandre D.
>
>
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> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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