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Re: [obm-l] Quest�es_IME_(ultra-foda!)



N�o concordo com vc, pelo contr�rio acho as provas do IME muito bem elaboradas, n�o vejo nada de confuso. sobre divis�o harmonica e quest�es com essa de geometria vc poder� encontra no livro Geometria II do Morgado que por sinal, para mim, � uns dos melhores livros de geometria que eu conhe�o.
 
Roberto Gomes

Alexandre Daibert <alexandredaibert2@ig.com.br> wrote:
Caros colegas, gostaria da ajuda dos senhores, por obs�quio, se n�o for
incomodar muito, para a resolu��o dos seguintes problemas de
vestibulares do IME:

(IME 96)
Dados os trin�mios de segundo grau:
y = ax^2 + bx + c (I)
y = a�x^2 + b�x + c� (II)
Cosidere, sobre o eixo Ox, os pontos cujas abscissas s�o as ra�zes do
trin�mio (I) e A�B� os pontos cujas abscissas s�o ra�zes do trin�mio (II).
Determine a rela��o que deve existir entre os coeficientes a, b, c, a�,
b�, c�, de modo que A�B�divida o segmento AB harmonicamente.

obs1: O que significa esta divis�o harm�nica? As extremidades podem ser
iguais? ou seria a divis�o do segmento em 3? Como divido um segmento em
3 harmonicamente?

(IME 96)
Determine os n�meros naturais n para os quais existem poliedros convexos
de n arestas.

obs2: essa eu at� fiz, mas gostaria de conferir a resposta.

(IME 93)
Num tri�ngulo ABC tra�amos a altura AH e do p� H desta altura
constru�mos as perpendiculares HD e HE sobre os lados AB e AC; seja P o
ponto da interse��o de DE com BC. Construindo as alturas relativas aos
v�rtices B e C determina-se tamb�m, de modo an�logo Q e R sobre os lados
CA, AB. Demonstre que os pontos P, Q, R s�o colineares.

obs3: Esta quest�o tem uma figura, q eu considerei desnecess�ria. Caso
algu�m n�o tenha entendido me diga q eu fa�o a figura e mando pra lista.

Gostaria de aproveitar a oportunidade em q estou abrindo a discuss�o
destes problemas do IME para expressar a minha indigna��o sobre alguns
problemas deste vestibular. Por anos temos visto que o IME n�o se cansa
de colocar quest�es mal-elaboradas em seu vestibular, no sentido de ter
interpreta��es amb�guas, n�o s� na prova de matem�tica. Mesmo o aluno
mais bem preparado fica confuso frente a algumas quest�es, que s�o
mal-colocadas realmente. Fico me perguntando qual o objetivo dos
professores ao colocar quest�es confusas no vestibular. Selecionar os
melhores candidatos, provavelmente n�o �, pois as vezes um bom candidato
pode ser eliminado porque n�o soube interpretar uma quest�o confusa.
Gostaria de saber se esta opini�o � s� minha, ou se mais algum colega da
lista compartilha do mesmo sentimento em rela��o ao vestibular do IME.

Alexandre D.


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Instru��es para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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