Re: [obm-l] ENQUETE - BELEZA MATEMATICA

1- O teorema do número primo (pela prova elementar dada por Erdos)
2- O teorema de Pitágoras (a prova usando um quadrado dentro de outro
quadrado
é incrível na minha opinião e muitos alunos nunca chegam a ver nenhuma prova
para esse
teorema que também é a base da trigonometria)
3- Se m e n são naturais não nulos a raiz m-ésima de n é natural ou
irracional (a prova é
uma generalização do caso manjado m=2)
4- Seja A uma matriz quadrada. Se multiplicarmos todos os elementos de uma
linha (ou
coluna) pelo mesmo número e somarmos os resultados aos elementos
correspondentes
de outra linha (ou coluna), formando a matriz B, então detA=detB (teorema de
Jacobi)
(esse teorema é muito útil para simplificar o cálculo de determinantes e
pode ser provado
por indução)
5- A fórmula para a soma dos termos de uma PA (por mostrar a importância de
se encontrar
padrões para simplificar cálculos extensos)
6- Existem infinitos números primos (a prova de Euclides é íncrivel, sem
comentários)
7- A reta de Euler (a prova por geometria analítica é chata mas o resultado
é surpreendente)
8- A soma dos ângulos das faces de um poliedro convexo de V vértices é
(V-2).(360º)
(um resultado interessante na minha opinião e que fornece algumas
informações sobre o
poliedro)
9- O Teorema fundamental da álgebra (já apareceu na lista uma prova
acessível ao 2º grau)
10- O pequeno teorema de Fermat

André T.