Re: [obm-l] Conjuntos (complementando)

Estou colocando, quase exatamente, o meu raciocínio
sobre algumas conseqüências das propriedades de
conjuntos.
Gostaria que alguém me corrigisse, caso esteja errado.

1º) CONSIDERAÇÕES SOBRE (A^c união B)
"pelo diagrama de Euler-Venn:"
Demonstração:
(1) p/ (A diferente B)
(A^c união B) => U - A união B => A^c
(2) p/ (A inter B)
(A^c união B) => U - A união B => (A - B)^c
Conclusão: Analizando (1) e (2), nota-se que em (2) há a
restrição (A - B), fato que torna "aparentemente"
diferente de (1). Entretanto, visto que em (1)
poderiamos incluir "- B" de forma redundante, pois não
altera o resultado, concluimos que (1) e (2) são iguais
algebricamente.

"pela forma algebrica:"
(1) resolvendo (A - B)^c, temos:
(A - B)^c => (A inter B^c)^c => A^c união (B^c)^c
=> A^c união B.
Portanto, (A^c união B) = (A - B)^c

(2) (A^c união B) = {x E A^c união x E B}
= {x E[(x E U) e (x nãoE A)] união x E B}
= {[x E U e x nãoE A] união x E B}
= {x E U e x nãoE A ou x E B}
para abranger todos os casos (inteseção e união no
diagrama de Euler-Venn), definirei x nãoE A ou x E B,
como, B - A. continuando a resolução, temos:
= {x E U e x E(B - A)}
= {x E U e x E B e x nãoE A} (I)
Agora, resolvendo (A - B)^c, temos:
(A - B)^c => U - (A - B)
= {x E U e x nãoE (A - B)}
= {x E U e x nãoE A e x E B)} (II)
Concluimos, portanto, que (I) = (II)
"comentário" Essa para ficou meio confusa para mim,
estou certo ao fazer essa abrangência?

Estarei sinceramente grato por qualquer ajuda.
Marcelo Paiva Jr.

> Claudio, muito obrigado pela ajuda, essa identidade que

> você colocou, realmente, facilita e muito os cálculos
> -Fiquei um bom tempo analisando uma saida, e não tive
> essa idéia, "vivendo e aprendendo"-. Gostaria de fazer
> mais uma pergunta. Para resolver essa última
> conseqüência, por exemplo, A inter B^c, não existe outr
> maneira, tem que se considerar a condição (interseção o
> reunião) dos conjuntos A e B, digo isso diante -
> novamente- do diagrama de Euler-ven. Você concorda?
>
> De qualquer forma, obrigado pela atenção.
> [...]
na

> de que

> ^c = A^c inter B, o que eh diferente de

cr
> eio)
^c
> .
> B) =

um

an
> do-a
>  B^c) no diagrama de Eule-
ta
> do.
> ue
 B^c. Ou algum
om
> o a
rê

> 96) Sejam A e B subconjuntos não vazios de R, e

am
> ília.

sa
> r a lista em