Re: [obm-l] todo unicornio e' verde

Caro JF,

A afirmação "Todo unicórnio é verde" é verdadeira precisamente porque o
conjunto dos unicórnios é vazio! Em geral, toda sentença cuja forma lógica
seja do tipo

para todo x (se x está em A então x está em B)

é verdadeira se A é o conjunto vazio. Para ver que assim é, NEGUE a sentença
e obtenha

existe x (x está em A e x não está em B)

Esta última sentença é falsa se A é vazio (pois, nesse caso, não existe x
algum em A).  Esta é a maneira como os QUANTIFICADORES  são hoje encarados
(principalmente após os trabalhos pioneiros de Peirce, Frege e Peano no
século XIX), pelo menos em sistemas lógicos "ortodoxos". Cabe ressaltar que
a obtenção de uma afirmação "puramente" existencial a partir da negação de
uma quantificação universal NÃO é ponto pacífico para os matemáticos
construtivistas (nenhuma relação com o termo "construtivismo" tal como usado
na pedagogia matemática).

Quanto ao "paradoxo do mentiroso", ele NÃO se resume simplesmente à
afirmação "todo cretense é mentiroso". É mais do que isto: é necessário um
elemento de CIRCULARIDADE ou AUTO-REFERÊNCIA para que se tenha um paradoxo
clássico. Uma forma alternativa, mais simples, consiste em considerar a
proposição

P: "Esta sentença é falsa".

Agora, observe: P será verdadeira se e somente se for falsa! O exame de
paradoxos lógicos é tema de artigos  (em preparação) da página
http://www.gregosetroianos.mat.br/logica.asp Várias soluções para paradoxos
"semânticos" como esse têm sido propostas por diferentes lógicos,
notadamente Tarski e, mais recentemente, Barwise (ambos já falecidos).
Barwise é autor de uma complexa teoria lógico-matem''atica geral da
circularidade, fundamentada numa teoria de conjuntos diferente da
"tradicional" ZFE (Zermelo-Fraenkel+Axioma da Escolha).

Abraços,

Carlos César de Araújo
Matemática para Gregos & Troianos
www.gregosetroianos.mat.br