Re: [obm-l] Re: [obm-l] Prob. Trigon. - Parece simples, já pensei algumas horas e naum consegui...

Prezado Professor Morgado e outros,

      Corrijam-me,  por favor. É para isso que estou aqui. O silêncio não é

  instrutivo.

      Neste  exercício,  não  posso  afirmar  que a cotangente da metade do

  ângulo é função do seno do ângulo. Então, pela Lei dos Senos, afirmar que

  a  primeira  e  a  segunda  linhas  da  matriz são proporcionais. Logo, o

  determinante é nulo?

  Um forte abraço, João.

                      "A. C. Morgado"
                      <morgado@centroin.com.        Para:     obm-l@mat.puc-rio.br
                      br>                           cc:
                      Enviado Por:                  Assunto:  [obm-l] Re: [obm-l] Prob. Trigon. - Parece
                      owner-obm-l@sucuri.mat         simples, já pensei algumas horas e naum consegui...
                      .puc-rio.br

                      22/05/2003 03:25
                      Favor responder a
                      obm-l

cot A/2  =  (p - a)/r
r aqui eh o raio da circunferencia inscrita.
Eh so substituir (analogo para as outras duas cotangentes) e calcular o
determinante no braço.

Alexandre Daibert wrote:
      Aparentemente simples, o problema a seguir jah me rendeu algumas
      horas de esforço em vão. Gostaria que alguém, se for capaz disso, me
      enviar uma solução de menos de duas páginas para a seguinte questão,
      que foi retirada de uma daquelas edições atigonas (1973 de não me
      engano) do livro do Iezzi de Matrizes e Determinantes:

      Provar que o determinante abaixo eh igual a zero:
|--------+--------+--------|
|  cotg  |  cotg  |  cotg  |
|   A/2  |   B/2  |   C/2  |
|    a   |    b   |    c   |
|    1   |    1   |    1   |

      onde A, B e C são os ângulos internos de um triângulo e a, b e c os
      lados deste mesmo triângulo...

      Se alguém conseguir agradeço...

      Alexandre Daibert - Juiz de Fora