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Re: [obm-l] TESTE
Acho que toda essa discussão é inútil... já tinha essa questão não passa de
uma brincadeira que as pessoas repassam via -e-mail. Há muito tempo recebi
esse e-mail e tinha como resposta correta 200, pq começa com D. É uma
brincadeira, não uma questão matemática.
----- Original Message -----
From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, September 11, 2002 10:27 PM
Subject: Re: [obm-l] TESTE
> Descobri porque minha neta, que está na classe de alfabetização aqui no
> Brasil e que portanto, segundo o N, deveria resolver o problema com
> facilidade, não o resolveu.
>
> É fato conhecido por educadores e psicólogos - e ambos têm lindas teorias
> para isso - que não interessa quão distante alguém fica de sua lingua
> nativa, isto é, a lingua em que aprendeu a falar, para contar e fazer
contas
> só ela é utilizada. É como se a unidade aritmética do cérebro não pudesse
> ser reprogramada.
>
> Para minha neta, 16 é "seize", e seize não começa com "D".
>
> JF
>
> ----- Original Message -----
> From: "Afemano" <afemano@uol.com.br>
> To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> Sent: Wednesday, September 11, 2002 8:06 PM
> Subject: Re: [obm-l] TESTE
>
>
> > Resposta :
> > 200
> > Todos os números começam com a letra "D"...
> >
> > Falou !!!
> >
>
> ----- Original Message -----
> From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
> To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> Sent: Wednesday, September 11, 2002 4:42 PM
> Subject: Re: [obm-l] TESTE
>
>
> > Passei o problema para minha neta, que está na turma de alfabetização
(no
> > Brasil, embora ela tenha nascido em Lyon, cidade onde o N já trabalhou),
> mas
> > ela não conseguiu resolver.
> >
> > O problema não é difícil apenas para matemáticos. Também é para
> engenheiros,
> > como eu.
> >
> > Resumindo - qual a solução?
> >
> > JF
> >
> > -----Mensagem Original-----
> > De: Nicolau C. Saldanha <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
> > Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> > Enviada em: Quarta-feira, 11 de Setembro de 2002 15:05
> > Assunto: Re: [obm-l] TESTE
> >
> >
> > > On Wed, Sep 11, 2002 at 03:01:50PM -0300, Hely Jr. wrote:
> > > > Observem a sequência abaixo:
> > > >
> > > > 2 - 10 - 12 - 16 - 17 - 18 - 19 ......
> > > >
> > > > E agora, respondam: qual o próximo número da sequência???
> > > >
> > > > a) 20
> > > > b) 22
> > > > c) 175
> > > > d) 200
> > > >
> > > > Existe alguma pegadinha neste exercício?
> > >
> > > Existe. Este problema é fácil para turmas de alfabetização (no
Brasil!)
> > > mas difícil para matemáticos... ;-)
> > >
> > > []s, N.
> > >
>
>
> =========================================================================
> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
> http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
> O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
> =========================================================================
>
---
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Version: 6.0.386 / Virus Database: 218 - Release Date: 9/9/2002
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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
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