[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: [obm-l] TESTE



Descobri porque minha neta, que está na classe de alfabetização aqui no
Brasil e que portanto, segundo o N, deveria resolver o problema com
facilidade, não o resolveu.

É fato conhecido por educadores e psicólogos - e ambos têm lindas teorias
para isso - que não interessa quão distante alguém fica de sua lingua
nativa, isto é, a lingua em que aprendeu a falar, para contar e fazer contas
só ela é utilizada. É como se a unidade aritmética do cérebro não pudesse
ser reprogramada.

Para minha neta, 16 é "seize", e seize não começa com "D".

JF

----- Original Message -----
From: "Afemano" <afemano@uol.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, September 11, 2002 8:06 PM
Subject: Re: [obm-l] TESTE


> Resposta :
> 200
> Todos os números começam com a letra "D"...
>
> Falou !!!
>

----- Original Message -----
From: "Jose Francisco Guimaraes Costa" <jfgcosta@unisys.com.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Wednesday, September 11, 2002 4:42 PM
Subject: Re: [obm-l] TESTE


> Passei o problema para minha neta, que está na turma de alfabetização (no
> Brasil, embora ela tenha nascido em Lyon, cidade onde o N já trabalhou),
mas
> ela não conseguiu resolver.
>
> O problema não é difícil apenas para matemáticos. Também é para
engenheiros,
> como eu.
>
> Resumindo - qual a solução?
>
> JF
>
> -----Mensagem Original-----
> De: Nicolau C. Saldanha <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
> Para: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> Enviada em: Quarta-feira, 11 de Setembro de 2002 15:05
> Assunto: Re: [obm-l] TESTE
>
>
> > On Wed, Sep 11, 2002 at 03:01:50PM -0300, Hely Jr. wrote:
> > > Observem a sequência abaixo:
> > >
> > > 2 - 10 - 12 - 16 - 17 - 18 - 19 ......
> > >
> > > E agora, respondam: qual o próximo número da sequência???
> > >
> > > a) 20
> > > b) 22
> > > c) 175
> > > d) 200
> > >
> > > Existe alguma pegadinha neste exercício?
> >
> > Existe. Este problema é fácil para turmas de alfabetização (no Brasil!)
> > mas difícil para matemáticos... ;-)
> >
> > []s, N.
> >


=========================================================================
Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
O administrador desta lista é <nicolau@mat.puc-rio.br>
=========================================================================