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Re: Unicamp: Ensino Medio?!



Em Alexandria, Euclides foi, uma vez, questionado por um aluno sobre qual
era a utilidade do que ele estava ensinando.

Ele expulsou o aluno da universidade imediatamente.



Conclui o ensino médio ano passado, e deixei a engenharia aeronáutica para
cursar matemática na PUC-rio, seguindo minha vocação.
O que me levou a me apaixonar pelo assunto, com certeza, não foram suas
aplicações. A matemática me despertou interesse através da beleza das
equações e das formas, dos   algebrismos habilidosos, dos resultados
inesperados. De sua simetria e coerência. Das histórias de gênio e de paixão
pela matemática dos grandes geometras.

Em minha opinião, e na de Euclides, é isso que falta ao ensino médio.
Mostrar a beleza da matemática aos alunos. Claro que esse racioncínio não é
restrito ao segundo grau (já que a demonstração não particularizou isso em
nenhm ponto), inclusive, o episódio a cima se deu na universidade de
Alexandria.


----- Original Message -----
From: Nicolau C. Saldanha <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Thursday, October 25, 2001 6:05 PM
Subject: Re: Unicamp: Ensino Medio?!


> On Thu, Oct 25, 2001 at 05:25:36PM +0000, Rogerio Fajardo wrote:
> >
> > Aproveitando que o assunto é Ensino Médio, concordo com o Nicolau e o
Bruno
> > de que falta motivação no ensino de Matemática, e todo mundo sai do
ensino
> > médio achando que matemática é chata, uma porção de formulinhas e que,
> > principalmente, não serve pra nada. Acho que os professores podiam falar
> > mais de aplicações da matemática e que muita coisa que é ensinada no
ensino
> > médio poderia ser substituída por outras mais interessantes e mais
úteis.
> > Por que não se ensina mais limites, derivada e integral no Ensino Médio?
>
> > >A minha opinião talvez seja um pouco exagerada, mas eu acho que ou você
> > >ensina álgebra linear direito ou é melhor nem tocar no assunto de
matrizes
> > >e determinantes. Eu me lembro de quando estudei isso no ensino médio:
> > >a definição de produto de matrizes parecia gratuita, estranha,
artificial,
> > >sem motivação nem utilidade. O melhor que o professor tinha a oferecer
> > >era o método de resolver sistemas lineares por eliminação gaussiana
> > >que na verdade não usava nada do pouco que tinhamos aprendido sobre
> > >matrizes.
> > >Só quando fui aprender que uma matriz podia representar uma
transformação
> > >linear, ou uma rotação ou reflexão, ou uma função de Möbius, ou um
grafo,
> > >só, enfim, a medida que fui vendo as inúmeras aplicações de matrizes é
> > >que o assunto foi ficando realmente interessante.
>
> Desculpe, mas acho que talvez não tenha sido muito claro:
> eu estava falando especificamente do ensino de matrizes e
> determinantes no ensino médio e não do ensino de matemática em geral.
> []s, N.
>