[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: OBM-u
E aí, Márcio ! Pô, como eu já tinha falado contigo antes, qd cheguei em
casa fiz de um jeito bem parecido com o seu, na força bruta mesmo. Mas na
hora da prova eu fiz usando 2 funções, pra ver se montava uma recorrência e
montei :) O problema é que eu errei em um pedacinho, aí os erros de conta
foram carregados até o final... é uma pena...
Ah, eu queria saber se alguém poderia dar uma idéia pra 6. Eu cheguei a
tentar um pouco na prova, e tentei mostrar algumsa coisas. Primeiro eu vi
que o bordo ficava fixo. Mas não consegui provar que o centro era fixo, o
que dificultou muito... Quando eu olhei pra essa questão, achei que tinha a
ver com o teorema dos pontos fixos das contrações... é, aquilo era uma
contraçào somente quando valia a desigualdade estrita. Daí, eu supus por
"Ultra contradição" que valia a desigualdade estrita para todos e a partir
daí tentei ver para quais pontos isso era imopssível ( queria concluir que
não era possível para nenhum, né ). Para o bordo é óbvio... daí, pelo
teorema dos pontos fixos das contrações, existe um único ponto no disco D,
tal que f(a)=a, ou seja, apenas um ponto ficaria parado. Mas aí não consegui
formalizar minha idéia a partir daí.
Abraços
Villard
-----Mensagem original-----
De: Marcio <mcohen@iis.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Terça-feira, 23 de Outubro de 2001 00:57
Assunto: Re: OBM-u
> Oi Bruno! Td bom? Tb achei a prova legal.. Qto ao resultado, acho que
>fiz a 1 e a 5, nao completei direito a 2 pq nao lembrava exatamente do
>enunciado (ou prova) de um teorema que tinha na Eureka 3 (no artigo de
>fracoes continuas) que me ajudaria muito. Na 4, que eu achei uma questao
bem
>interessante, eu tmb
>escrevi.
> Fiquei um tempao, umas 2h30m ou mais escrevendo nela, mas ja descobri q
>errei uma bobagem na solucao.. Na hora achei logo uma recorrencia que
>parecia facilitar a coisa e acreditei nela.. Ela se mostrou util, mas eh
>provavelmente uma maneira bem horrivel de se fazer a questao.. Acabou
>demorando bem mais do que eu imaginava ...
> E voce, como foi na prova? Quais voce conseguiu fazer? Como foi o
>pessoal ai na USP? Do pessoal que eu conversei que fez a prova comigo,
>parece que a maioria foi mais ou menos igual a mim, acertando umas duas (O
>pessoal acertava em geral a 1 e a 4).
> Alem da 3, ainda nao consegui enxergar nada muito interessante na 6.
> Depois me mostraram algumas solucoes bem mais legais pra dois (a
melhor
>que eu vi ateh agora criava 2 sequencias auxiliares para trelicas
>semelhantes a do problema e ai ficava bem simples.. )
>Bom, depois de reescrever tudo aqui no papel, ver onde eu tinha me
enganado,
>e achar a nova resposta, nao aguentei e digitei aqui pra mandar pra lista
>tmb! Espero que vc e mais alguem alguem tenha paciencia de ler e/ou
>comentar! :)
> Minhas ideias na dois seguem no proximo email!
>
> Gostaria ainda de deixar uma pergunta sobre a questao 5. Eu consegui
>fazer a letra (b) usando a (a), mas hoje o
>Luciano me disse que tinha uma solucao legal do Nicolau integrando no plano
>complexo, que eu acabei esquecendo de perguntar.. Alguem (ou o proprio
>Nicolau) pode me mostrar como? Na prova, antes da (a), eu cheguei a tentar
>olhar pra integral como uma integral complexa no semicirculo de raio
>1(substituindo cosx = z + 1/z), mas nao sabia como achar os polos daquela
>funcao para poder integrar..
>
>Marcio
>
>----- Original Message -----
>From: "Bruno Fernandes Cerqueira Leite" <bruleite@uol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Sent: Monday, October 22, 2001 10:52 PM
>Subject: Re: OBM
>> ...
>> Acho que a Nelly também cometeu erros tipográficos na questão 3 do nível
>> universitário! :-)
>>
>> Essa questão era beeeeeem difícil, eu até agora não sei como fazer um
>> avanço não trivial.
>>
>> Aliás, ninguém parabenizou ainda a prova da universitária, então eu vou
>> parabenizar: estava muito boa, as questões eram muito bonitas: valeu a
>pena
>> pensar 9 horas nelas! (eu até pensaria mais) Como vcs foram?
>>
>> Bruno Leite
>>
>> >[]s, N.
>> >
>> >
>>
>