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Re: Como provar que E=1/2(mv^2)?
> Quando estudei estas coisas, tive uma impressao semelhante ... me parecia
> que tudo era uma questao de convencao. Existia "alguma coisa" que
resolveram
> chamar de "energia cinetica" e se expressava matematicamente ( era
> quantificada ) pela equacao mv^2/2. Mas, afinal, o que energia cinetica ?
Eu
> sabia calcular a quantidade de energia cinetica, mas achava que tambem
> deveria ser capaz de "ver" intelectual essa substancia se manifestanto nos
> fenomenos. Situacao semelhante ocorre com o momento linear : mv.
Legal saber que eu tamb�m n�o fui o �nico a ter essas impress�es.
Comecei a estudar f�sica a cinco anos atr�s no ensino m�dio e desde ent�o
vivo numa cont�nua "guerra" tentando construir para mim mesmo um conceito
mais real, mais f�sico, de "energia".
A atual batalha em que me encontro � a do paradoxo da densidade de energia
que descrevi no outro e-mail.
O momentum linear sempre foi mais natural para mim...
> Leibniz argumentava que o verdadeiro efeito de uma forca era a variacao da
> "forca viva" ( igual a Mv^2), enquanto Newton achava que o verdadeiro
efeito
> da forca se media pela variacao da quantidade de movimento ( mv ).
O que eles queriam dizer com "verdadeiro efeito"?
> Em sintese : o sentimento que voce expressa eu ( e acredito que muitos
> outros ) o conheco muito bem. Digamos que so vim "entender & sentir " o
que
> vem a ser energia apos ler os artigos que mencionei e acompanhar
detidamente
> as experiencias de joule que provam que calor e energia. Esse chavao (
calor
> e energia ) e errado. O que joule mostrou e que o calor medido pode ser
> associado a grandeza mv^2/2.
Esse assunto de Joule me lembrou de uma situa��o que deve se repetir em
outras escolas de ensino m�dio:
O professor de f�sica definir Temperatura como sendo o "grau de agita��o
t�rmica da substancia".
Qual a utilidade de uma defini��o n�o-operacional (que n�o "ensina a medir")
como essa?
Existem maneiras simplificadas de mostrar a rela��o da temperatura com a
energia cin�tica m�dia das particulas. Por que os professores n�o as
mostram? Pregui�a ou alguma cren�a na incapacidade de aprendizado dos
alunos?
Essa defini��o de temperatura � comparavel �quela de alguns professores de
matematica definirem a reta como um circulo de raio infinito...
At� o futuro.
<Bruno Woltzenlogel Paleo>