[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

Re: Como provar que E=1/2(mv^2)?



> Quando estudei estas coisas, tive uma impressao semelhante ... me parecia
> que tudo era uma questao de convencao. Existia "alguma coisa" que
resolveram
> chamar de "energia cinetica" e se expressava matematicamente ( era
> quantificada ) pela equacao mv^2/2. Mas, afinal, o que energia cinetica ?
Eu
> sabia calcular a quantidade de energia cinetica, mas achava que tambem
> deveria ser capaz de "ver" intelectual essa substancia se manifestanto nos
> fenomenos. Situacao semelhante ocorre com o momento linear : mv.

Legal saber que eu também não fui o único a ter essas impressões.
Comecei a estudar física a cinco anos atrás no ensino médio e desde então
vivo numa contínua "guerra" tentando construir para mim mesmo um conceito
mais real, mais físico, de "energia".
A atual batalha em que me encontro é a do paradoxo da densidade de energia
que descrevi no outro e-mail.

O momentum linear sempre foi mais natural para mim...

> Leibniz argumentava que o verdadeiro efeito de uma forca era a variacao da
> "forca viva" ( igual a Mv^2), enquanto Newton achava que o verdadeiro
efeito
> da forca se media pela variacao da quantidade de movimento ( mv ).

O que eles queriam dizer com "verdadeiro efeito"?

> Em sintese : o sentimento que voce expressa eu ( e acredito que muitos
> outros ) o conheco muito bem. Digamos que so vim "entender & sentir " o
que
> vem a ser energia apos ler os artigos que mencionei e acompanhar
detidamente
> as experiencias de joule que provam que calor e energia. Esse chavao (
calor
> e energia ) e errado. O que joule mostrou e que o calor medido pode ser
> associado a grandeza mv^2/2.

Esse assunto de Joule me lembrou de uma situação que deve se repetir em
outras escolas de ensino médio:
O professor de física definir Temperatura como sendo o "grau de agitação
térmica da substancia".
Qual a utilidade de uma definição não-operacional (que não "ensina a medir")
como essa?
Existem maneiras simplificadas de mostrar a relação da temperatura com a
energia cinética média das particulas. Por que os professores não as
mostram? Preguiça ou alguma crença na incapacidade de aprendizado dos
alunos?
Essa definição de temperatura é comparavel àquela de alguns professores de
matematica definirem a reta como um circulo de raio infinito...

Até o futuro.

<Bruno Woltzenlogel Paleo>