[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]
Re: OBM 1 Fase.
On Mon, 11 Jun 2001, Marcelo Rufino de Oliveira wrote:
> A um tempo atrás discutiu-se nesta lista sobre os assuntos que deveriam
> ser cobrados na OBM. Agora eu gostaria de levantar um outra discussão, que é
> quanto ao nível de dificuldade da primeira fase da OBM. Na minha opinião, a
> 1a. fase deste ano veio mais difícil que a de 2000, e esta, por sua vez,
> estava mais difícil que a de 1999. Particularmente os resultados deste ano
> dos níveis 1 e 2 no colégio em que trabalho (fizeram uns 50 alunos nestes
> níveis) foram um completo desastre. Alguns alunos que já tinham participado
> da OBM anteriormente acharam a prova deste ano muito mais difícil e,
> realmente, depois que eu acabei de corrigir os cartões resposta destes
> alunos pude comprovar que suas notas cairam em relação ao ano passado.
> Acredito que as provas dos níveis 1 e 2 estavam acessíveis a uma porcentagem
> menor de alunos participantes do que a prova do nível 3, que também estava
> bem mais difícil que a de 2000. Como o número de participantes na OBM vem
> aumentando vertiginosamente nestes últimos 3 anos, temos a cada um número
> grande de alunos que participam pela primeira vez, e estes são os que
> apresentam os piores resultados, e este resultado ruim de cara acaba por
> desestimular participações futuras. Pude notar isto no meio colégio, pois
> muitos alunos que estavam na oitava série ou no primeiro ano em 2000 não
> quiseram participar este ano devido a um resultado ruim alcançado
> anteriormente. Evidentemente o número de participantes vem aumentando, mas
> acredito que isto ocorre mais em função do trabalho árduo de muitos
> coordenadores em expandir o número de escolas cadastradas no seu estado do
> que a fascinação que a prova da primeita fase provoca, fascinação esta que
> eu abservei pela última vez em 1998, certamente a mais fácil dos últimos 5
> anos.
Esta sua opinião é muito valiosa. Só posso fazer a observação que não houve
da parte de ninguém na banca a intenção de fazer provas mais difíceis,
pelo contrário, recebemos críticas semelhantes a esta sua em anos anteriores
e tentamos fazer uma prova relativamente fácil (diga-se de passagem que
nem todas as críticas que recebemos são construtivas e inteligentes como
esta sua). O único que queremos evitar é que a prova se torne convencional,
igual às provas da escola; parece ser difícil fazer uma prova ao mesmo tempo
relativamente fácil e com questões novas e originais.
> Temos que ter cuidado em não cair na situação que acontece hoje com a
> Olimpíada de Maio, cuja dificuldade aumentou muito em relação aos primeiros
> anos de disputa, com a maioria dos alunos alcançando notas muito baixas e
> não querendo mais participar de outras olimpíadas (principalmente a OBM).
> Chegamos ao ponto da Coordenação Nacional da OBM aconselhar os coordenadores
> regionais a aplicarem a Olimpíada de Maio somente a alunos premiados na OBM
> ou em olimpíadas regionais, não podemos permitir que isto aconteça com a 1a.
> fase da OBM. Ressalto que estou fazendo uma crítica construtiva, no sentido
> de melhorar o nível geral da prova, espero que ninguém tome o que escrevi
> como uma simples reclamação!
A situação da Olimpíada de Maio é bem diferente e acho que a comparação
não é boa. A Olimpíada de Maio não tem a intenção de ser, digamos assim,
uma olimpíada para milhões; ela pretende ser para alunos já com uma certa
experiência. Foi exatamente por este motivo que decidimos este ano limitar
a participação na Olimpíada de Maio apenas a estudantes convidados pelos
coordenadores regionais, normalmente em função de um bom desempenho na
regional, estadual ou brasileira do ano anterior.
> Para confirmar o que estou falando, andei comparando algumas questões de
> primeira fase da OBM (nível 3) com a da segunda fase dos últimos três anos e
> achei que o nível de dificuldade de boa parte das questões das duas fases é
> muito parecido. Como exemplo, colocarei abaixo algumas questões de 1a. e 2a.
> fase de 1999, 2000 e 2001 e gostaria de saber se outros participantes desta
> lista também acham que o nível destas questões é semelhante ou não. Na minha
> opinião um bom aluno teria a mesma dificuldade em resolver as questões
> abaixo, independente da fase.
Confesso que não entendi bem o seu pensamento neste último parágrafo.
Você está falando de níveis ou fases?
Outros membros da lista, por favor, queremos ouvir suas impressões.
[]s, N.