----- Original Message ----- 
  
  
  Sent: Tuesday, June 12, 2001 2:11 
PM
  Subject: Re: OBM 1 Fase.
   
  Esta sua opinião é muito valiosa. Só posso fazer a observação que não 
  houve
  da parte de ninguém na banca a intenção de fazer provas mais 
  difíceis,
  pelo contrário, recebemos críticas semelhantes a esta sua em anos 
  anteriores
  e tentamos fazer uma prova relativamente fácil (diga-se de passagem 
  que
  nem todas as críticas que recebemos são construtivas e inteligentes 
  como
  esta sua). O único que queremos evitar é que a prova se torne 
  convencional,
  igual às provas da escola; parece ser difícil fazer uma prova ao mesmo 
  tempo
  relativamente fácil e com questões novas e originais.
   
   
  >Meu filho ,participou pela primeira vez do 
  nível 3, ele >está fazendo a primeira série do ensino médio.  gostou 
  >muito da prova, achando lindas as questões(suas >palavras) , achou 
  entretanto o tempo de 3 horas
   >curto para 25 questões que exigiam 
  muito raciocínio.
  >Apesar disso ele foi bem.
   
  >Quanto a Olimpíada de Maio não dá para 
  dizer se foi >mais difícil do que a de 2000, mas o tempo de prova 
  >mudou de 4 horas para 3 horas, o que foi muito ruím.
  >Nesta prova, acredito que ele se tenha dado 
  mal.
  >A Olimpíada de Maio é a primeira do ano. Para 
  os >alunos que queiram participar pela primeira vez do nível >1 e que 
  nunca participaram da OBM,as portas foram >fechadas.
  >Vale lembrar que alguns alunos que 
  participaram da >Olimpíada de Maio como sua primeira 
  >olimpiada,conquistaram medalhas.
  >Imagino o trabalho que dá a correção das 
  provas em >grande quantidade. Sei que os Professores, >Coordenadores 
  regionais e o Coordenador geral, usam o >seu tempo em detrimento do seu 
  lazer e da <Família,mas  permitir que só premiados na OBM 
  >participem da Olimpíada de Maio pode retardar o >aparecimento de um 
  aluno talentoso como alguns que já >estão com malas prontas para a 
  IMO.
  > Talvez ,adotar somente para o segundo 
  nível este >critério,onde a possibilidade de se deixar um aluno 
  >talentoso de fora é um pouco menor.
  []s, joaodias