Uma variante: 
  Sendo U, V nao nulos:
  a) U e V sao colineares com a origem 
  (ou paralelos) sse U / V eh real (ou seja, U=tV, para algum real t), isto eh, 
  sse U / V eh o seu proprio conjugado, ou seja: U / V = U' / V'    
  (onde U' representa o conjugado de U), ou ainda: U V' = U' V.
   
  b) U eh ortogonal a V sse U eh paralelo a 
  iV  (ja que iV eh perpendicular a V), ou ainda, pelo item a, sse 
  U (iV)' = U' iV , ou seja, sse U V' + U' V = 0 
  (levando em conta que i' = -i).
   
  Observe que U V' + U' V  eh o dobro da 
  parte real de U V' (verifique), ou ainda, o dobro do produto escalar de U 
  por V.  Portanto,  este raciocinio mostra que U eh ortogonal eh V 
  sse o produto escalar de U por V eh nulo.
  Repare que aqui eu deduzi (por complexos) esta 
  propriedade. Voce, na primeira parte, usou justamente esta propriedade como 
  mais conhecida, o que eh perfeitamente valido, eh claro. So acho que se voce a 
  tivesse usado tambem na segunda, ela sairia mais rapido.
  JP
   
   
   
   
   
   
  ----- Original Message ----- 
  
  
  Sent: Wednesday, June 06, 2001 12:05 
  AM
  
  Primeiramente,eu gostaria de expor a 
  seguinte questão do último vestibular do IME:
   
  Dois números complexos são ortogonais 
  se suas representações gráficas forem perpendiculares entre si.Prove que dois 
  números complexos Z1 e Z2 são ortogonais se,e somente 
  se,tivermos:
   
  Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0 
  
   
  Eu,agora,gostaria de expor uma resolução 
  minha:
   
   Z1=a+bi  com {a,b,x,y} contido em R 
  
   Z2=x+yi
   Z1" ==> o conjugado de Z1,ou seja, 
  a-bi
   Z2" ==> o conjugado de Z2,ou 
  seja,x-yi
   
  Primeira parte: Z1 perpendicular 
  a Z2 ==> Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0 
  
   
   
   Considere os vetores Z1(a,b) e Z2(x,y) 
  .Sendo perpendiculares,seu produto escalar é zero:
   
  <Z1. Z2 > = 0 
  ==>  (ax + by) = 0 ==> x=b e y= -a
   
  Então Z2 = b - ai  e Z2" = b + ai . 
  Portanto: Z1Z2"= ab + a^2i + b^2i - ab = i (a^2 + b^2).Também temos : 
  Z1"Z2 = -ab + a^2i + b^2i + ab = -i 
  (a^2 + b^2).É facil ver que Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0 
  .
   
  Segunda parte: Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0  ==> Z1 perpendicular a 
  Z2
   
  Vou utilizar a notação mod(Z) p/ indicar o 
  módulo de num número complexo Z.
   
  Z1= mod(Z1)cis@ ==> Z1"= mod(Z1)cis(2pi - 
  @)
  
  Z2= mod(Z2)cis# ==> Z2"= mod(Z2)cis(2pi - 
  #)
   
  (@ e # são os argumentos de Z1 e Z2,respectivamente)
   
  Z1 x Z2" + Z1" x Z2 = 0  <==> 
  mod(Z1)cis@ x mod(Z2)cis(2pi - #) = (-1) x mod(Z1)cis(2pi -@) x 
  mod(Z2)cis#
   
  Note que (-1) = cis(pi).
   
  Daí:
   
  cis(2pi - # + @) = cis(pi + 2pi - @ + #) ==> 2pi - # + @= pi + 2pi 
  - @ + # ==>
   
  2@ - 2# = pi ==> @ - # = (pi/2) ==> Z1 perpendicular a 
  Z2.
   
   
   
 
  Eu num tenho lá muita intimidade com 
  demonstrações,por isso gostaria que alguém comentasse essa resolução,obrigado 
  desde já a quem puder dizer algo.
  Ah,tem outra questão ,tb do IME,que eu 
  até já vi a resolução,mas mesmo assim fiquei sem entender pq a resposta dá 
  aquilo mesmo.Eis a questão:
   
  'Um comandante da companhia convocou 
  voluntários p/ a constituição de 11 patrulhas.Todas são formadas pelo mesmo 
  número de homens.Cada homem participa de exatamente duas patrulhas.Cada duas 
  patrulhas têm somente um homem em comum.Determine o número de voluntários e o 
  de integrantes de uma patrulha."
   
  Bem,vi na internet que o número de voluntários é 
  dado por C 11,2 = 55.O número de integrantes de uma patrulha foi calculado 
  desta forma: n x 11 = 55 x 2 ,n = 10.Pois é...Mas eu não estou conseguindo 
  perceber pq dá isso...Já pude ver o quanto tem gente boa no assunto aqui na 
  lista e espero que alguém possa esclarecer essa questão pra mim.Deixa eu me 
  apresentar,meu nome é Eder (já deu pra perceber em alguma mensagens 
  anteriores),sou estudante do ensino médio,pré-vestibulando,e tenho particular 
  interesse por Matemática e Física,por isso procuro tentar resolver exercícios 
  mais complicados, consultar uns livrinhos "pebas" tipo os da Editora 
  Mir,hehehe,é claro que é brincadeira,aqueles livros da Mir são de lascar!Gosto 
  de ler tb os livros da SBM,enfim,tentar saber algo mais,o que não se costuma 
  ensinar nas aulas convencionais do colégio.
   
  Falow"s e até a próxima mensagem.