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 Dou toda razao a voce, Pacini. 
Nao adianta querer ficar procurando "logica" em uma 
mera convencao. E principalmente, como voce disse, nao vamos considerar 
como "problema" saber uma notacao. Eh claro que eh util conhecer as notacoes 
universais, ou pelo menos as mais usadas, mas nao vamos fazer disto um cavalo de 
batalha; ha problemas muito mais interessantes para nossos alunos e mesmo para 
concursos.  
Eh preciso que se saiba que ha muitas convencoes, 
notacoes e nomenclaturas em matematica que absolutamente nao sao as melhores 
possiveis. Simplesmente o primeiro que encontrou aquilo, resolveu dar um nome ou 
uma definicao, e esta ficou para sempre, as vezes ateh entrando em contradicao 
com outra que uma outra pessoa criou.  
Eh por isto que eh interessante estudar a historia 
da matematica, onde se pode ver quais eram as condicoes culturais em que uma 
certa nomenclatura foi criada. 
O que acontece aqui eh que durante muito tempo os 
numeros negativos nao eram aceitos como numeros. Os irracionais (positivos), e 
mesmo os irracionais, sao muito anteriores aos negativos. Na epoca de Cardano 
(1500 e pouco), as equacoes x^3+2x=5 e x^3=2x+5 eram estudadas como objetos 
totalmente distintos, e nao como casos particulares de x^3+ax+b=0. 
Cem anos depois, Descartes ainda chamava as raizes 
negativas de uma equacao de raizes "falsas". Mas mesmo no final do sec.XVIII, 
matematicos do gabarito de um D'Alembert ainda nao estavam convencidos de que 
(-1)x(-1)=1. E ainda no sec.XIX, esta questao era discutida. 
Assim sendo, quando a notacao RQ(c) foi criada, so 
se pensava em positivos, de modo que x^2=c era sinonimo de x=RQ(c). Quando ficou 
claro que x^2=c tinha uma solucao negativa, muita gente passou a escrever coisas 
do tipo RQ(4)=+2. Em seguida, observou-se que esta notacao era  
inconveniente, pois fazia um mesmo simbolo representar 2 coisas, causando 
confusao. Resolveu-se entao fixar que o simbolo RQ(c) representaria apenas a 
solucao positiva de x^2=c e, consequentemente, a negativa serias representada 
por -RQ(c). 
[Um fenomeno analogo passou-se com as "funcoes 
plurivocas", que duraram por um certo tempo, e agora ninguem usa] 
Mas se estivermos nos complexos, a confusao 
continua, como eu disse em uma mensagem anterior. Por exemplo, o que eh 
 
RQ(i)? As 2 solucoes da equacao x^2=i sao 
(1+i)/RQ(2) e sua simetrica -(1+i)/RQ(2). Nenhuma delas eh "positiva"; entao 
qual eh a RQ(i)? Pior ainda, e RQ(-1)? Nenhuma das solucoes, i e -i, da equacao 
x^2=-1 eh positiva; no entanto eh quase universalmente usado i=RQ(-1). Digo 
"quase" universalmente, porque eu nao uso esta notacao, que considero 
inconveniente.  Alias, essas inconveniencias induzem muitos a aceitar como 
verdadeiras propriedades que sao falsas. Um exemplo eh o celebre 
sofisma: 
1 = RQ(1) = RQ[(-1)x(-1)] = RQ(-1)xRQ(-1) = i x i = 
-1    (!!!) 
JP 
. 
  
  
  
  
  
  ----- Original Message -----  
  
  
  Sent: Monday, April 30, 2001 12:47 
  PM 
  Subject: Re: raiz quadrada novamente 
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  Oi Nicks,
  Toda esta dúvida que você está tendo se 
  resume no seguinte problema : "Os Matemáticos conscientes definiram sqrt(4) =2 
  ; caso tivessem definido sqrt(4) = +2 , não teríamos problema nenhum na 
  sua veracidade ". Olhando para o exemplo : 7> 5 como equivalente 
  a : 7>5 ou 7=5 , e sendo este '"ou" como sendo da lógica matemática, 
  teremos a afirmativa 7> 5 como sendo verdadeira .Agora a pergunta : 
  este "ou " é lógico ou não ? . Acredito que essas perguntas ( sqrt(4) = 
  +2 é verdadeiro ou falso ? ) não deveriam ocorrer em concursos , já que 
  elas dependem de uma convenção pré determinada .O grande problema é saber 
  quando estamos diante do "ou" lógico ou não ; no caso de sqrt(2) ser definida 
  como sqrt(4) =2 , devemos tomar  sqrt(4) = +2 como não sendo 
  "ou"lógico , pois se não teríamos tal fato verdadeiro . E se a definiçào fosse 
   sqrt(4) = +2 ? , o "ou" seria lógico ?. Seria interessante que 
  nós ouvíssemos também as opiniões de Matemáticos como exemplos: Prof Nicolau 
  , Prof Gugu , Prof José Paulo Carneiro , Prof Morgado , que são Matemáticos 
  respeitados dentro do nosso campo. 
  []'s Pacini
 
  At 05:40 
  28/4/2001 -0300, Fábio Arruda de Lima wrote: 
  Oi 
    Nick, Em minha opinião (outros da lista 
    podem ajudar a esclarecer), os professores de 2º grau não têm uma 
    preocupação muito grande em ser preciso no conceitos matemáticos. Podemos 
    até entender porque. Eles não estão formando apenas matemáticos. O 
    importante para eles (não bem sei se é isso) é ensinar o programa que está 
    sendo definido, portanto o rigor matemático fica um pouco de lado. Esse 
    x1=+2 ou x2= -2, na verdade, é um "E" pela lógica 
    matemática. Para o não matemáticos serve o 
    "ou" do português. Esse não é o "OU" lógico. Aí você me pergunta: estão ensinando errado? Eu te respondo assim: O 
    átomo é realmente formado de elétrons que circulam em órbitas em torno do 
    núcleo? Resposta não. Entretanto, para o nível de 2º grau é 
    suficiente. Você está fazendo bacherelado 
    em matemática, eu te pergunto: os que estão fazendo medicina, estão 
    preocupados com isso? Em resumo, para você 
    é importante usar o conectivo corretamente. Um abraço. Fábio Arruda 
    ----- Original Message ----- 
       From: Nicks 
       To: obm-l@mat.puc-rio.br 
       Sent: Saturday, April 28, 2001 5:22 PM Subject: raiz 
      quadrada novamente 3
  Olá amigos,
  Agradeço  às  
      respostas com relação  a sqrt(4)=+ 2 . Sou  aluno  
      do primeiro  ano do  curso superior de Matemática  e meus 
      professores  sempre usaram  este  + 2 como sendo "ou " 
      . Lembro-me  que  quando  se escrevia x^2 =4 , x= +2 
      ,era  x=+2 ou x= -2  chamando atenção  que não 
      poderíamos  escrever x=+2 e x= -2 , pois  x não poderia ser 
      simultâneamente +2 e -2 .Sendo permitido  escrever x1 =+2 e x2 = -2 
      . Agora  a minha dúvida : " devemos  pensar  
      sqrt(4)=+ 2 com sendo sqrt(4)= +2 "e" sqrt(4)= -2 , para  
      justificar  a falsidade  de sqrt(4)=+ 2 , ou  este 
      fato sempre  foi utilizado  de uma  forma  
      universal  ? . Desculpem  se estou  perturbando com 
      tais  perguntas  , é  que  pretendo utilizar de 
      uma  forma coerente todos os  conceitos .
  []'s 
    Nicks   
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